|
|
Massey Ferguson
17/11/2010
|
Carregando...
No campo, cada segundo é precioso. O produtor sabe o valor que se perde quando uma máquina fica parada na lavoura por problema mecânico. O que muitas vezes ele não sabe é que algumas das intercorrências com os equipamentos são resultado de falta de atenção, manutenção inadequada e erros de operação. A solução passa pela leitura e consulta constante ao manual do operador. A falta de hábito da leitura deste recurso é uma grande responsável por baixo rendimento e desempenho insatisfatório com um alto custo operacional.
Quando a manutenção, seja ela preventiva ou periódica, é feita com os devidos cuidados seguindo as recomendações do fabricante, a vida útil do equipamento se prolonga e as despesas de reparos e os custos de manutenção diminuem. É importante também que, quando há reparos a serem feitos, que sejam em oficinas autorizadas e reconhecidas pela Fábrica. Só assim poderá ter-se a certeza de as peças de reposição sejam originais e que a mão-de-obra empregada seja qualificada.
Alguns pontos que são fáceis de serem controlados e que poderão evitar sérios aborrecimentos incluem: Pontos de lubrificação, lubrificantes aditivos recomendados e filtros, cuidados com o motor, eixos dianteiro e traseiro, direção, embreagem, sistema elétrico, lastreamento do trator e a conservação em períodos inativos.
É fato de que a importância da manutenção correta e sistemática precisa ser sempre estimulada. Para isso, cada vez mais a indústria de maquinário agrícola adota um padrão de fácil acesso aos componentes mecânicos que precisam ser verificados com frequência. Hoje, é muito mais fácil manter seu trator, implemento ou colheitadeira com a manutenção em dia. Cada vez menos se veem tratores que dificultam o acesso ao motor ou a bateria, por exemplo. Da mesma forma, o acesso a assistência técnica especializada ficou facilitado com as grandes marcas ampliando cada vez mais sua atuação e disponibilidade neste fronte.
Com as facilidades de manutenção propostas pela evolução do maquinário agrícola é constatado também um aumento na complexidade da operação do equipamento. Este aspecto torna ainda mais importante a consulta no referencial teórico que é o manual do operador. As novas tecnologias são desenvolvidas para o aumento da produtividade na lavoura, mas com a operação errada pode-se perder este valoroso acréscimo.
Com absoluta certeza, o Manual do Operador é certamente a ferramenta de apoio mais importante que acompanha o trator. O hábito de leitura deste Manual por parte do usuário, deve ser estimulado por técnicos e proprietários de máquinas. Infelizmente, é por falta de conhecimento de princípios básicos nele contido, que operadores cometem erros que acabam gerando prejuízos bastante significativos que poderiam ser evitados.
|