O CESB Comitê Estratégico Soja Brasil realizou em agosto p.p. em Brasília o Fórum Nacional de Máxima Produtividade de Soja com a participação de produtores, consultores técnicos e pesquisadores da EMBRAPA e de Fundações de pesquisa. Foram debatidos as produtividades alcançadas em cada região e as tecnologias utilizadas.
O destaque do Desafio foi o produtor Leandro Ricci de Mamborê no estado do Paraná com a produtividade de 108, 35 sacas de soja/ha. A discussão foi o que este produtor fez para produzir praticamente o dobro da média nacional? Sabe-se que ele é um produtor de alta tecnologia na safra anterior no mesmo talhão havia produzido 77 sacas/ha.
O que ele fez de diferente? Realmente o Leandro é um produtor que utiliza o que existe de melhor em tecnologia. O que fez diferente? Escolheu uma variedade de porte médio e resistente ao acamamento e fez um plantio cruzado conseguindo 551.000 plantas por ha. Podemos sair divulgando a tecnologia de qualquer forma? Acreditamos que não. Por isto a realização do Fórum Nacional de Máxima Produtividade e os Fóruns Regionais.
Já foi realizado um em Uberlândia-MG e estarão sendo realizados mais 3 este ano sendo: Balsas - MA dia 28 de outubro, Cascavel-PR dia 11 de novembro e Sorriso - MT dia 26 de novembro. As discussões de resultados nestes Fóruns permitirão avaliar as tecnologias utilizadas bem como orientar a pesquisa onde faltam as informações.
O Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja 2009-2010, foi dividido em 2 categorias Irrigada e Não Irrigada, premiando 1 produtor e seu consultor técnico na categoria irrigada e 1 produtor e seu consultor técnico por região(Sul, Sudeste, Centro Oeste e Norte Nordeste) em áreas não irrigadas. Os produtores e consultores premiados foram os seguintes:
Área irrigada nacional – Claudio Lopes Nunes – 88,13 scs/ha – Itapetininga-SP / Consultor – Cleber Longhin
Áreas não irrigadas:
Sul e Campeão Nacional – Produtor -Leandro Satoreli Ricci – 108,35 scs/ha – Mamborê-PR / Consultor – Vitor Colman Otano
Sudeste – Produtor –Rosival Ventura de Proença – 87,34 scs/ha – Itapetininga-SP / Consultor – Cleber Longhin
Centro Oeste – Produtor - Cristiano Petrykoski – 86,47 scs/ha – Itaquiraí-MS / Consultor – Gleison da Silva Machado
Norte Nordeste – Produtor - Volnei Martinazzo – 83,42 scs/ha – Corretina-BA / Consultor – Ivair Gomes
Estes produtores foram premiados com uma viagem aos Estados Unidos, visitando universidades, produtores, consultores e a bolsa de Chicago. Uma viagem inesquecível.
Parabenizamos a todos que aceitaram o desafio de buscar a melhor produtividade. Estes desafios que são similares aos concursos de produtividade realizados nos Estados Unidos, onde o produtor planta até 10 ha de lavoura utilizando todo seu conhecimento e de seu consultor técnico, colhe 2 ha e informa a média ao CESB. As tecnologias utilizadas que forem economicamente viáveis são utilizadas nas lavouras comerciais, acontecendo aí a transferência de tecnologia.
Participe do desafio Nacional de Máxima Produtividade 2010-2011 acesse o site www.desafiosoja.com.br e faça sua inscrição.
No próximo mês, falaremos sobre a situação da Logística no Brasil.
|