Carregando...
Um trabalho desenvolvido por Maria Izabela Ferreira (foto ao lado), mestranda em Horticultura da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), câmpus de Botucatu, sob a orientação do professor Lin Chau Ming, foi premiado como o melhor apresentado na forma de pôster da área de Plantas Medicinais e Aromáticas, no 28º Congresso Internacional de Horticultura, realizado de 22 a 27 de agosto em Lisboa, Portugal. O trabalho premiado foi realizado com auxílio da Fapesp e teve como co-autores Milena Provazi, Marcia Ortiz Maio Marques, José Abramo Marquese e Lin Chau Ming.
Promovido pela Sociedade Internacional pela Ciência da Horticultura, o congresso é o maior e mais importante evento científico da horticultura no mundo. Mais de três mil e quinhentas pessoas participaram da sua 28ª edição.
Intitulado “Teor de óleo essencial e safrol em Piper aduncum L. em diferentes colheitas e dosagens de nitrogênio”, o estudo de Maria Izabela concorreu com outros de 31 países. Foi iniciado ainda durante a graduação da autora, em Ciências Biológicas, no Instituto de Biociências, de Botucatu, e finalizado durante a sua pós-graduação, paralelamente ao seu projeto de mestrado. “Fiquei muito feliz pelo reconhecimento internacional do trabalho feito na Unesp e agradeço ao professor Lin, que sempre nos orienta a fazer pesquisas que atendam as demandas da sociedade”, afirmou a vencedora.
Jaborandi
O trabalho de Maria Izabela busca verificar a influência de diferentes colheitas e dosagens de nitrogênio no teor e no rendimento de óleo essencial e safrol na Piper aduncum, espécie popularmente conhecida como pimenta-de-macaco ou pimenta-longa, na Amazônia, e jaborandi, nhaborandi ou nhaguarandi, na região Sudeste.
Essa planta medicinal e aromática está presente em praticamente todo o território brasileiro e em boa parte da América do Sul. Utilizada frequentemente como agente antimicrobiano, fungicida e larvicida, ela contém safrol como um dos componentes de seu óleo essencial, elemento com vasta aplicação na indústria química e farmacêutica.
Em experimento conduzido em áreas do Departamento de Produção Vegetal da FCA, a influência das colheitas e da adubação nitrogenada foi avaliada por meio da aplicação de cinco dosagens de nitrogênio e colheitas em quatro estágios diferentes. O óleo essencial da planta foi obtido por um método denominado hidrodestilação, e sua análise química foi feita pela pesquisadora Márcia Ortiz Maio Marques, do Instituto Agronômico de Campinas.
Os resultados indicaram que os estágios de colheita e a aplicação de nitrogênio em cobertura, conforme as doses aplicadas, podem provocar alterações no metabolismo secundário da espécie, incrementando a produção de óleo essencial.
Para Maria Izabela, o interesse que seu trabalho despertou se deve ao rigor e à originalidade do experimento e, sobretudo, à aplicabilidade do estudo. “O safrol é utilizado como matéria-prima da heliotropina, um importante fixador de fragrâncias”, explica a pesquisadora. “Também tem aplicação como fragrância em produtos como ceras de assoalho, pomadas, sabões, detergentes e produtos de limpeza. Na indústria farmacêutica é utilizado como matéria-prima na preparação de fármacos como a dopamina, o isoproterenol e outros.”
|