dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Solo e Clima      
Energia solar para eliminar patógenos
Técnica da solarização cobre solo umedecido com plástico agrícola e mata nematóides, fungos, bactérias e pragas com temperatura que chega a 60ºC
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Juliana Royo
28/09/2010

Uma tecnologia simples que utiliza energia solar, umidade do solo e plástico agrícola é capaz de acabar com os problemas de patógenos nas lavouras. É o que garante o pesquisador José Ângelo Rebelo, da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Santa Catarina). A tecnologia deve ser aplicada na preparação do solo somente durante o verão e em um período em que haja 30 dias de sol corrido, o que normalmente acontece no mês de janeiro.

O produtor deve revolver o solo em até 25 centímetros e ir molhando a terra para que ela fique completamente umedecida, mas sem exagero. Depois, basta cobrir o solo com plástico transparente agrícola e esperar a temperatura subir. Com o calor dos dias seguidos de sol e a terra umedecida, a temperatura pode chegar aos 58ºC a céu aberto e passar os 60ºC em estufa com cortina. Com isso, são eliminados os patógenos presentes no solo desde nematóides, fungos, bactérias, insetos-praga, vírus e plantas daninhas. Para que a técnica dê certo, os produtores precisam estar atentos a alguns cuidados no manejo.

— A solarização só funciona no verão, com 30 dias seguidos de sol e com solo umedecido a uma profundidade de até 25 centímetros. É preciso que seja utilizado um plástico agrícola adequado com tratamento anti-UV. Se o mês não tiver sido todo de dias ensolarados, o produtor deve prorrogar a permanência do plástico no solo. Se não for um plástico agrícola adequado, ele será consumido pelo sol e deixa de ter o efeito. As bordas são presas com terra que o agricultor puxa pra cima da borda — explica Rebelo.

A solarização deve ser feita na fase de preparação do solo, antes do plantio e da adubação. O mais indicado é que ela seja feita quando o produtor for iniciar uma nova estufa ou plantar em uma nova área. A técnica não precisa ser repetida todo verão, ela deve ser refeita apenas quando o produtor notar que está começando a haver nova incidência de pragas ou doenças, por isso é fundamental que seja feito um monitoramento da cultura. Se a técnica for bem executada, o solo pode ficar anos sem a presença de patógenos que danifiquem o plantio.

— É preciso que o solo seja revolvido com arados e até discos, mas a própria pá funciona. O solo não precisa ser gradeado, apenas virado. O solo deve ser umedecido na sua capacidade de campo, ou seja, pegando um pouco de solo nas mãos e apertando entre os dedos a água não pode verter porque é demais, mas por outro lado a terra amassada não pode quebrar porque senão é de menos. A terra deve estar molhada de forma uniforme e não só na superfície, então é preciso molhar devagar. Isso é muito importante porque se não houver umidade não há efeito sobre os patógenos — alerta.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Agricultura Sustentável
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada