Carregando...
A estação seca em 2010 está sendo uma das mais intensas dos últimos anos. Uma das consequências da falta de chuva por um período prolongado é a redução de peso dos animais. Para que o rebanho esteja nas condições adequadas no período de monta, esse é o momento exato para adotar estratégias de recuperação. O manejo nutricional, através de uma suplementação adequada, é um dos principais aliados nesse processo, já que os resultados positivos da reprodução estão diretamente ligados à nutrição dos animais.
As estratégias adotadas pelo pecuarista na recuperação desses animais para o período de monta devem ser imediatas. ”Para desmamarmos bons bezerros agora e garantir resultados positivos na próxima safra de bezerros, esse é o momento certo para arregaçar as mangas e preparar adequadamente esses animais”, orienta Lauriston Bertelli, zootecnista e diretor técnico da Premix Nutrição de Resultados.
Seguem algumas orientações do zootecnista e diretor técnico da Premix, Lauriston Bertelli, para obtenção de resultados positivos na recuperação desses animais:
1. Realizar a classificação das fêmeas paridas por ordem de número de crias (primíparas e multíparas);
2. Dar ênfase à suplementação nos pastos, na medida do possível, para os animais de primeira e segunda cria;
3. Introduzir suplementação em creep feeding com os bezerros para compensar a baixa produção de leite e aliviar a vaca. Esse sistema é implantado em um cocho que somente os bezerros têm acesso e que, normalmente, está cercado dentro do próprio pasto onde eles ficam com a mãe. Dessa forma, o acesso ao cocho é realizado apenas quando sentem vontade de comer o suplemento, diminuindo o consumo de leite pelo bezerro, havendo um efeito de substituição em que o animal passa a ingerir suplemento ao invés de pastagem.
4. Realizar a suplementação protéica ou com ureia para todo o rebanho parido, visando melhorar produção de leite e a digestibilidade da pastagem pobre;
5. É recomendável iniciar a suplementação de pré-monta para as fêmeas de primeira e segunda crias 30 dias antes da monta;
6. No caso de monta natural, verificar as condições corporais dos touros e, caso seja necessário, suplementá-los com suplementos protéicos e energéticos para oferecer condições de trabalho, libido e espermatogênese;
7. No período de monta é necessário implementar suplementação específica para monta;
8. Na medida do possível fazer sincronização de cios com MGA via sal mineral para antecipar prenhezes dentro do período adequado.
|