A cultura de café Conilon no Espírito Santo vem se destacando anualmente em produtividade devido à adoção de tecnologias, principalmente no que se refere à seleção de novos cultivares, irrigação, nutrição e manejo das áreas. O uso destes métodos, além de melhorar a produtividade, garante a sustentabilidade da produção nas propriedades, colocando o Estado como maior produtor de Conilon.
A praga mais temida pelos produtores desta variedade de café é a cochonilha-da-roseta, que compreende um complexo de espécies pertecentes ao gênero Planococcus. As mais comuns são as P. citri e P. Mino, e ambas vivem em colônias constituídas por ninfas e adultos, são muito parecidas e também conhecidas como cochonilha branca (Fornazier 2009).
No período de inverno, a cochonilha se aloja no solo, onde se alimenta de raízes e radicelas. Já o período de trânsito ocorre a partir de agosto, com o início das chuvas ou irrigação para indução floral e vai até dezembro. Nesta época pode-se observar a movimentação das espécies adultas nos caules e hastes do café e também se percebe que as plantas atacadas apresentam coloração amarelada e respondem pouco à adubação e à irrigação.
A cochonilha se aloja na roseta junto ao botão floral, às flores e ao chumbinho (grão ainda pequeno), onde forma a colônia, que é composta por ninfas e adultos. Seu principal dano é a sucção da seiva, que provoca a mumificação do chumbinho e forma uma roseta com pequeno número de grãos, causando perdas de até 100%. Este fenômeno é conhecido como “roseta banguela”. As espécies adultas liberam uma secreção esbranquiçada que forma uma proteção especial para toda a colônia junto à roseta, comprometendo assim a penetração do inseticida e dificultando o controle da praga.
Em lavouras novas, ainda com a ramificação próxima ao solo, os ataques têm sido mais severos e com mais frequência do que nas adultas, em que é feita a poda de manutenção e o monitoramento. Esse último se torna uma importante ferramenta para os produtores obterem um controle mais eficaz, pois permite saber qual o período de trânsito da praga antes que a mesma chegue à roseta.
Para auxiliar no tratamento, está disponível no mercado o Premier Plus, fungicida e inseticida da Bayer CropScience, que tem sido altamente recomendado para o controle simultâneo da ferrugem, do bicho mineiro e das pragas do solo. O produto possui aplicação mecanizada e via gotejo, e reduz a subida da cochonilha, controlando também suas colônias. Além disso, a composição de Premier Plus melhora o sistema radicular da planta, fazendo com que absorva mais água e nutrientes, o que resulta em mais vigor e produtividade.
Quadro: Avaliação da produção de cafeeiro Conilon submetido a tratamento de solo por vários anos consecutivos.
Fonte: 31 CBPC, Guarapari, 2005
|
lucas pereira miranda
23/02/2012 - 13:48
Esta lendo esta publicaþao,sobre o premier plus,e gostaria de saber se a aplicaþao para o arabico procede da mesma forma,pois estou tendo problema dom colchonilha em minha lavoura gratos 2
Sirlei Jose da Silveira
23/03/2012 - 12:01
Gostaria de saber a dosagem p/hß ou por pÚ de cafÚ lavoura adulta com 4 anos arabico (mundo novo e catuai)
willian de oliveira silva
17/11/2014 - 12:16
tenho usado o premier , gostei demais pois no terceiro dia d aplicação já se encontrava as ninfas de cochonilhas mortas usei mio quilo em 6oo litros d agua , aplicando em todas as carreiras.
Oliveira
30/10/2016 - 20:44
boa noite. Meu nome é Oliveira, sou do estado de Rondônia, estamos a uns 4 anos desenvolvendo a plantação do café clonal aqui na região, experiência que tem dado resultado positivo na produção, porem como sabemos com novas experiências com esse plantio, tambem temos surpresas com pragas, fungos e etc. Situação que nos leva a buscar informações com eficácia para combate-las, vendo essa matéria do jornal Dia de Campo resolvi pedir ajuda no combate a essa praga em especifico a cochinilha, essa tem feito muitos produtores desistir de suas lavouras, uma vez que a cochinilha destruiu 100% da produção no ano de 2014 e 2015. Ficarei agradecido com as informações aqui nos informadas que será de muita importância. Obrigado.
sergiane ferreira machado
01/06/2017 - 22:00
boa noite meu nome é sergiane trabalho a dois anos em um café clonal e fiquei triste com a cochinile bati warrant e nao adiantou nada ela subiu do mesmo jeito eu so quero ver agora se quando eu poda o café ela vai subir menos mais agora vou ver batendo na época certa vai resolvermais queria se alguem tem uma sugestão para que eu possa bater em esguincho com a bomba de 20 litros
|