Uma das principais características do mercado de derivativos na bolsa é antecipar qualquer evento que esteja para acontecer relacionado com o ativo em questão. Diferente do mercado à vista, onde os preços só se alteram na chegada do evento, o mercado futuro projeta antecipadamente a expectativa do mercado para tal notícia. Se estamos falando de expectativas para o preço do milho, qualquer notícia que influencie o preço futuro dessa commoditie influenciará imediatamente as cotações na bolsa.
Estamos presenciando um exemplo claro dessa antecipação nestes dias. A forte seca que atinge as principais regiões produtoras de milho, soja, café e boi gordo está fazendo os preços desses ativos dispararem na BM&F.
Clique aqui para ver a Evolução do preço do milho
Em exatamente 60 dias as cotações evoluíram de R$ 19,40 / saca (Base Campinas) para incríveis R$ 26,65 / saca, uma valorização de 37,37%, enquanto no mesmo período o indicador à vista Esalq obteve uma valorização de 30,43%. O receio de um clima desfavorável para o plantio da safra 2010/2011 fez os preços futuros dispararem 22,80% a mais que o mercado à vista, no caso de milho.
Da mesma forma que o mercado precifica a alta dos preços, ele também corrige caso a expectativa não se confirme, caso os modelos metereológicos sugiram chuva para os próximos dias e um clima ideal para o plantio, por exemplo.
O mercado futuro oscila de acordo com as expectativas dos participantes para o futuro, no exato momento. Hoje podemos ter fundamentos extremamente altistas para os preços, amanhã podemos ter uma inversão de argumentos que justifiquem uma possível baixa.
Vemos o exemplo do Futuro de Boi Gordo. Clique aqui para ver a Evolução do preço da arroba.
O mercado durante um bom tempo trabalhou com uma expectativa de desvalorização para os preços da arroba, todos os fundamentos mostravam que a tendência era de baixa. Vemos pela região em destaque, que eventos altistas começaram a aparecer, e uma possível alta muito rapidamente começou a se desenhar.
Em resumo, vimos que independente de saber para onde os preços estão indo, o fundamental é saber quando os preços estão favoráveis para nos proteger das oscilações. De qualquer forma o mercado sempre oferece oportunidades únicas para o produtor não sofrer com esse “sobe e desce” dos preços.
As operações realizadas no mercado financeiro estão sujeitas aos riscos envolvendo oscilações nos preços das cotações de títulos, valores mobiliários, futuros e ativos financeiros, desse modo, existe a possibilidade de decréscimo do patrimônio. Acesse: www.gradualinvestimentos.com.br e obtenha mais informações sobre o mercado de capitais.
Gradual Investimentos é o nome fantasia da Gradual Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários S.A., instituição ¬financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil. Ouvidoria/SAC 0800 723 7444
|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |