Carregando...
A série Produtor Rural, editada pela Divisão de Biblioteca e Documentação (DIBD), da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ), acaba de lançar dois novos títulos. "Tomilho: uma importante planta aromática” e “Agroquímicos de controle hormonal, fosfitos e potencial de aplicação dos aminoácidos na agricultura tropical” são os temas dos exemplares de nº 47 e da Edição Especial da publicação.
A edição de nº 47 traz informações sobre as propriedades e características do tomilho, planta que se caracteriza por ser um subarbusto de ciclo perene e que desenvolve-se formando touceiras com caules eretos e ramificados, duros, um pouco lignificados e levemente cobertos de pêlos brancos. A obra apresenta capítulos sobre óleo essencial; classificação; origem; descrição; parte utilizada e forma de uso; modo de preparo, posologia e indicação; sabor, cor e outras informações de caracterização do produto in natura; principais substâncias químicas presentes; propriedades farmacológicas; produto comercializado; e cultivo. Assinam esta edição Keigo Minami, docente do Departamento de Produção Vegetal (LPV), Ana Carolina Petit Imthurn e Quirino Augusto de Camargo Carmello, estagiária e docente do Departamento de Ciência do Solo (LSO).
A edição especial aborda a questão que tem merecido cada vez mais atenção na agricultura tropical à medida em que as técnicas de cultivo evoluem, principalmente em culturas de alto valor. O objetivo da obra é permitir àqueles que se dedicam à fruticultura, olericultura, cultivos, pastagens e ornamentais utilizarem tecnologias já estabelecidas, assim como determinarem suas técnicas. Nas aplicações de controladores hormonais na agricultura tropical é dada ênfase a alguns aspectos práticos da utilização de tecnologia agrícola.
O professor Paulo Roberto de Camargo e Castro, do Departamento de Ciências Biológicas (LCB) da Escola, é um dos responsáveis pela obra que reúne Chryz Melinski Serciloto, doutor em Fisiologia e Bioquímica de Plantas (ESALQ), Marcelo Andrade Pereira, doutor em Fitotecnica (ESALQ), Jorge Luiz Mazza Rodrigues, Ph.D. (Michigan State University), e Giovani Rossi, mestrando em Fisiologia e Bioquímica de Plantas (ESALQ) como autores. Castro tem se dedicado, nas últimas três décadas, ao estudo da ação fisiológica e aplicação de biorreguladores, sendo representante no Brasil do International Advisory Committee of the Plant Bioregulators in Fruit Production Working Group, da Sociedade Internacional e Horticultura.
|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |