dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/12/2024            
 
 
    
Cana-de-açúcar  
Relevo impróprio dificulta rendimentos nos canaviais em PE
Análise conduzida pela Embrapa Solos na Zona da Mata recomenda substituição de canaviais por outras culturas
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Nivea Schunk
18/06/2010

Após quatrocentos anos de atividade canavieira, mais da metade da área cultivada na Zona da Mata de Pernambuco está situada sobre relevo impróprio, dificultando a mecanização e o rendimento econômico das lavouras. A constatação do estudo conduzido pela Embrapa Solos, integra os resultados do projeto de análise multicritério como metodologia para o planejamento de ação de reconversão de áreas ocupadas pela cana-de-açúcar na região, apresentado hoje (18/06), em Recife, durante o Seminário de Encerramento do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável (Promata).

O experimento de campo constatou ainda que essa substituição de boa parte da vegetação nativa de mata atlântica pelos canaviais, em terrenos com declividade acentuada, causa sérios riscos de erosão. Engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa Solos na unidade de execução e planejamento de pesquisa do Nordeste (UEP Nordeste), Luciano Accioly, pontua as saídas recomendadas pelo trabalho com a adoção de alternativas técnicas e cultivos de outras espécies como a seringueira e o cacau.

— Com o incentivo dos biocombustíveis, a cana tem boas perspectivas de propagação em todos os lugares, mas aqui há muitas limitações topográficas.  A diversificação de cultivo na Zona da Mata é algo que vem sendo tentado há algum tempo, já existem algumas propriedades com bambu, nim e até seringueira, mas ainda está longe de gerar o impacto necessário. Com 90% de semiárido, o grande problema de Pernambuco é a água. A Zona da Mata tem água em abundância, solos profundos e oferece diversas possibilidades aos produtores. A mudança de plantio nessa faixa territorial pode ser de grande benefício para os agricultores locais— revela.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Solo
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada