Carregando...
A Árvore do Conhecimento Espécies Arbóreas Brasileiras está disponível entre os tópicos da Agência de Informação Embrapa, na internet. Com atualizações gradativas, a ferramenta gratuita já possibilita o acesso a uma série de informações completas sobre 31 espécies florestais ocorrentes em todos os biomas nacionais. O propósito é democratizar um conteúdo restrito a livros, divulgando aspectos de descrição botânica, taxonomia, biologia, ecologia, tecnologia de sementes, produção de mudas e inéditos dados de silvicultura e crescimento não só para profissionais e estudantes, como também para o público em geral.
Integrante da equipe de pesquisas da Embrapa Florestas, o engenheiro florestal Sergio Gaiad atribui a base do acervo informativo aos trinta anos de estudos realizados pelo pesquisador aposentado Paulo Ernani Ramalho de Carvalho. O extenso trabalho compilado em três publicações contém 220 espécies descritas, que serão acrescentadas periodicamente ao programa da Embrapa.
— É só entrar no site da Embrapa, ao lado da página está o ícone da agência de informação Embrapa, que abre um texto explicativo do projeto. Do outro lado, há uma lista de todas as agências que a Embrapa já tem publicadas, onde se encontra o link de espécies arbóreas brasileiras. São duas opções para fazer consulta: um modelo desenvolvido pela Embrapa, chamado árvore hiperbólica. É basicamente o desenho de uma árvore, onde o tronco principal é o tema que se abre em galhos. Cada galho equivale a uma espécie com textos respectivos, de onde derivam mais ramos. É um sistema bem interativo. A outra maneira é por meio da lista das espécies, na qual se pode simplesmente clicar nas famílias para acessar gênero, espécie e toda a gama de informações. Os dois caminhos são de fácil navegação e entendimento — explica Gaiad.
Para acessar a Agência de Informação Embrapa, basta clicar no link: http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/.
|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |