Quais fatores levam à degradação do solo? Infelizmente são muitos. Podemos citar o desmatamento, a queimada, os sistemas de preparo do solo que revolvem excessivamente as camadas do solo e em sentido morro abaixo, os plantios sucessivos que utilizam a mesma cultura durante muito tempo na mesma área, adubações em doses erradas e sem a recomendação da análise química, utilização indiscriminada de agrotóxicos, construção de residências e prédios em áreas sujeitas a desmoronamento, despejo de lixo e rejeitos industriais em locais impróprios, colocando em risco o meio ambiente e a saúde da população etc.
O conceito de degradação está associado a processos de deterioração, empobrecimento, perda, desestruturação e, nas últimas décadas, poluição e contaminação do meio ambiente. Logo, a degradação do solo é a deterioração de suas propriedades por perda de volume e estrutura, por erosão e compactação, perda de fertilidade por erosão e manejo inadequado e alterações causadas por adubos químicos e pesticidas.
Uma das principais consequências dos fatores citados acima é a erosão. Esse "bicho papão" que destroi nossos solos, age quando a superfície de uma determinada área, rural ou urbana encontra-se sem cobertura vegetal, favorecendo o ataque de dois agentes causadores da erosão: o vento e a água da chuva. O vento carrega as partículas superficiais do solo para outras áreas, sendo seu efeito sentido mais fortemente em locais com relevo plano. Cita-se por exemplo os desertos que existem no estado do Paraná e na região nordeste do Brasil. O efeito da chuva consiste na desagregação dos torrões do solo pelo impacto das gotas e pelo escorrimento superficial da água que não infiltra no solo, formando as enxurradas que carregam o solo, os adubos,as sementes e mudas, restos de cultura, agrotóxicos, etc.
Além de causar danos econômicos ao produtor e encarecer a produção, pois será necessário gastar mais com adubos e, em muitas vezes, replantar a área, a erosão provoca, também, os já bem conhecidos desbarrancamentos, assoreamento de rios e açudes, alagamentos e poluição.
* Na foto, estão José Ronaldo Macedo e Adolido Melo.
|