dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     22/11/2024            
 
 
    

O tema sustentabilidade está mais do que incorporado ao vocabulário dos produtores rurais do mundo todo e vem determinando novas tecnologias que consideram as melhores condições de vida das gerações vindouras.

No entanto, há um outro lado, menos midiático, e que alavanca a indústria alimentícia:  é a saudabilidade.

Trata-se da busca por alimentos cada vez mais saudáveis, em um mercado global com dois tipos de demanda: nos países  emergentes, onde a renda per capita aumenta mais em relação à média mundial, as pessoas estão comendo mais; e nos países desenvolvidos, estão comendo melhor.

Neste cenário demandante, a indústria de alimentos vem procurando lançar novidades com ênfase para produtos sem aditivos, sem preservativos ou conservantes, antialérgicos, com baixa caloria e orgânicos. Também há um crescente mercado para vegetarianos, alimentos livres de glúten, éticos (produzidos sustentavelmente, inclusive nas embalagens), étnicos (como alimentos Kosher) e práticos (para microondas).

O maior craque brasileiro do marketing rural, José Luiz Tejon escreveu para a Revista Agrimotor artigo sobre este assunto, chamando a atenção para as oportunidades aí embutidas aos agropecuaristas e suas cooperativas.

Pesquisando o site Global New Products Database, Tejon encontrou informações bem interessantes:  cerca de 400 novas apresentações de produtos alimentícios, bebidas e pet food são lançados por dia em todo o mundo. Isto equivale a 17 lançamentos por hora.

E, neste campo, o Brasil está em excelente posição: empatado com a Alemanha, já é o segundo país em lançamentos novos, perdendo apenas para os Estados Unidos, e à frente do Reino Unido e da Índia e China (dados de 2009).

No artigo, Tejon aponta quais os segmentos mais lançados no mundo: doces e biscoitos, snacks e salgadinhos, molhos e temperos, bolos, tortas e doces em geral; produtos de carne e pesca; pastas e macarrão; comidas pré-preparadas e vegetais.

Aí vão  duas boas notícias: a primeira é que nossa indústria de alimentos está bem na foto, enquanto segunda colocada em número de novidades no ano passado; e a segunda é que podemos crescer muito mais, uma vez que somos  competitivos em todas as matérias primas para os lançamentos destacados, como açúcar, carnes, grãos, etc.

E temos um mercado interno que avança nas duas direções já referidas: na quantidade e qualidade dos alimentos demandados. Ora, sendo competitivos internamente, seremos também globalmente.

Portanto, os fazendeiros brasileiros têm muito a  fazer para agregar valor à sua produção, especialmente através de suas cooperativas e  integrações. E é fundamental que se articulem com os canais de distribuição, sobretudo no varejo, através dos grandes supermercados.

Mãos à obra.

Artigo originalmente publicado em 28/04/2010

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Cooperativismo - Artigos já Publicados

Balanço social e ambiental
26/02/2015

Baixo carbono e baixa auto-estima
05/04/2013

Cooperativismo, passado e presente
23/05/2012

Representação classista
29/02/2012

Cooperativismo
01/02/2012

Um fórum para avançar em P&D
23/01/2012

Imagem errada
27/07/2011

Intervenção, não!
29/06/2011

Dos ciclos
30/05/2011

Mais um ataque
29/04/2011

Um bom ano
28/03/2011

ABC
18/02/2011

OCB faz 40 anos
06/01/2011

Uma nova revolução tecnológica
03/12/2010

Democracia e poder
29/10/2010

Mais irrigação
29/09/2010

Inovação
30/07/2010

Ibovespa e mercado interno
02/07/2010

As boas novas do leite
28/05/2010

Renascimento
24/03/2010

A Segunda Onda
17/11/2009

Conteúdos Relacionados à: Agronegócio
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada