O aumento dos teores do aminoácido arginina na planta de uva após as aplicações do fungicida Cabrio Top® foi verificado num recente estudo científico, que por sinal foi ganhador do Prêmio Top Ciência da BASF. A maior ocorrência da arginina nos ramos e principalmente nas raízes das plantas é considerada muito importante porque o aminoácido é a principal reserva de nitrogênio da planta, um dos nutrientes primários essenciais para a fisiologia e o desenvolvimento da planta.
Nesta pesquisa constatou-se que a aplicação do fungicida Cabrio Top®, composto de piraclostrobina e metiram, proporcionou alteração benéfica da fisiologia da planta de grande valor na cultura da videira. Após a aplicação do fungicida Cabrio Top® as análises laboratoriais mostraram que as plantas tratadas apresentavam um maior teor de arginina quando comparado com uma planta não tratada. Assim, o experimento se alinha a diferentes estudos que já indicavam correlações entre os teores de arginina e a melhoria da brotação, produvidade e aumento do vigor em plantas da uva.
Para se compreender melhor este intrincado mecanismo fisiológico é preciso saber alguns conceitos básicos. Segundo pesquisadores, as proteínas são macromoléculas naturais, responsáveis não apenas pelas estruturas físicas, mas também por formar uma complexa rede de reações que mantém os organismos vivos. Elas são formadas pelo embaraçamento e ligações sequencias de certas cadeias de aminoácidos. Estes compostos orgânicos, por seu lado, além de serem componentes essenciais das proteínas, são chamadas de unidades básicas precursoras de outras dezenas de moléculas. Elas são caracterizadas por possuir um atómo de carbono no qual se unem um grupo amino, um grupo ácido, um atómo de hidrogênio e um radical diferente para cada tipo de aminoácido.
|
|
Constatou-se que a aplicação do fungicida proporcionou alteração benéfica da fisiologia da planta de grande valor na cultura da videira
Mário Ikeda, da Basf
|
|
Atualmente, a literatura científica registra a existência de 20 aminoácidos diferentes. Alguns têm mais afinidade ou menos com as moléculas de água. A arginina é um aminoácido hidrofilico, ou seja, que absorve bem a água, embora não tenha essa característica no seu todo. Por conta dessas particularidades, a presença da substância é registrada em diferentes locais na cadeia de aminoácidos de uma enzina, que são diversas proteínas geradas pelos seres vivos e que catalisam reações químicas vitais sem sofrer modificações na sua composição química. A arginina é uma participante importante na atividade ou também da regulação da atividade biológica de uma enzima.
No caso dos experimentos com o Cabrio Top® da BASF, os resultados no campo foram evidentes. Verificou-se respostas superiores na concentração de Arginina na área onde foi feito o tratamento BASF em comparação com a área do produtor nas raízes da videira, variedade itália. Na primeira coleta, feita 11 dias após a última aplicação de Cabrio Top® em duas das três repetições realizadas, a concentração mínima foi de 8,51 % e a máxima de 46,10 %.
Na segunda coleta, a redução na aplicação inicial foi de apenas 3,06% e nas posteriores 25 dias após, os aumentos foram de 30,32% e 48,51 % superiores aos da área do produtor que não havia recebido a aplicação do fungicida Cabrio Top®.
Já aos, 39 dias após a última aplicação de Cabrio Top®, maiores concetrações de arginina foram novamente observadas na área da BASF. Na primeira repetição o aumento foi 2,74% em relação a outra área comparada, na segunda 17,09% e na última 23,50%.
A quarta coleta, 54 dias após a aplicação de Cabrio Top®, foi a que apresentou maiores diferenças entre as médias da concetração do aminoácido arginina entre as duas áreas nas três repetições. Na primeira ela chegou a 47,53%, na segunda 18,83% e na terceira 45,56%.
Na quinta e ultima coleta, 81 dias após a aplicação do Cabrio Top®, somente em uma repetição houve percentual superior de concentração do aminoácido arginina na área do produtor na comparação com a área BASF. As demais repetições apresentaram respectivamente os valores de 37,74% 13,53% superiores na concentração de aminoácido para área BASF em relação à área do produtor. Assim, os teores do aminoácido nas plantas de videira na área da BASF como foram superiores ao da área do produtor contribuíram diretamente para o aumento da produtividade daquela fruta.
Na análise comparativa entre os vários campos demonstrativos da BASF e a do produtor, constatou-se, portanto, que nos primeiros os teores foram superiores aos do segundo, ou seja, em todas as áreas o Cabrio Top® influenciou o aumento nos teores da arginina em plantas de videira, variedade Itália o que contribuiu para uma melhor brotação dos ramos, uniformidade das plantas e conseqüentemente maior produtividade.
|