Por ser inibidora de gastos com água e energia elétrica, e por prevenir doenças, o monitoramento da umidade do solo tem sido cada vez mais importante na agricultura. Ao conhecer a quantidade de água disponível no solo, o produtor rural pode irrigar somente quando for necessário. Mais importante ainda do que isso, é que ele terá a possibilidade de ter um estudo diferenciando das áreas dentro de sua propriedade, mostrando quais tem maior facilidade ou dificuldade de reter água. Este acompanhamento evita a incidência de doenças na plantação, decorrente da quantidade de água aplicada na plantação.
Para este trabalho, são indicados sensores ou sistemas de monitoramento de umidade do solo e também de microclima agrícola. O monitoramento da chuva e de outras variáveis climáticas também ajudam o agricultor no manejo de sua cultura. As melhores opções são os sensores de umidade do solo da linha Decagon da Ag Solve, pois podem ser utilizados com um datalogger, que permite a visualização dos dados em tempo real no próprio equipamento ou integrado a uma estação meteorológica. Eles auxiliam o agricultor a reduzir o consumo de água e energia elétrica, aumentando a eficiência da irrigação.
Não há dúvidas de que o melhor modo do agricultor manejar a plantação é conhecer bem a região de seu cultivo, seja com relação ao tipo de solo ou características climáticas ao longo dos meses na região. Saber as épocas do ano em que costuma ter maior ou menor incidência de chuva, sabendo quais são as condições médias nas quais o cultivo fica exposto e qual a probabilidade de aparecerem problemas ligados à temperatura, umidade relativa do ar, ventos ou chuvas e presença de água no solo, é fundamental. Baseado nessas informações, que compõem o histórico de dados meteorológicos e de umidade do solo anteriores na região, o agricultor fica mais preparado e sabe melhor sobre o que esperar em cada época do ano, podendo efetuar um melhor planejamento das atividades de plantio, manutenção, pulverização de agroquímicos ou fertilizantes e colheita.
Todo esse histórico pode ser obtido com a instalação de estação meteorológica automática própria, colocada na propriedade, além dos sensores de umidade do solo, o que facilita as medições e o acompanhamento das condições de clima e solo na área monitorada.
|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |