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     24/11/2024            
 
 
    

Nesta edição trataremos de Logística e infra-estrutura de transportes considerando o aumento da produtividade da agricultura e da pecuária, o aumento das exportações e o consequente apagão no sistema portuário brasileiro.

Como podemos observar nos noticiários e na mídia especializada o sistema portuário brasileiro embora tenha melhorado, está saturado nas regiões sul e sudeste; os portos de Paranaguá (PR), São Francisco (SC) e Santos (SP), cujo movimento de embarque de produtos produzidos nas regiões  Sul e Sudeste além dos da região Centro-Oeste, tem provocado filas enormes e sérios problemas de demurrage, encarecendo as operações de exportação dos produtos agrícolas e a importação de fertilizantes.

As alternativas para região dos Cerrados existentes no Centro Oeste e Norte-Nordeste serão as saídas pelos portos de Porto Velho (RO) pelo Rio Madeira por barcaças até Itacoatiara no Amazonas, por barcaças de Miritituba até Vila do Conde em Belém (PA) ou por Santarém no Pará e pelo Porto Itaqui em São Luiz no Maranhão. Os acessos a estes portos são feitos pelo modal rodoviário até os portos de Porto Velho e Santarém, por Hidrovia até os portos de Santarém e Vila do Conde e por ferrovia até Itaqui.

Cada um destes portos apresenta problemas que deverão estar equacionados até a conclusão de importantes obras que se encontram em construção e que deverão estar concluídas até o final de 2012. Vejamos o andamento das obras de acesso e a situação de cada um dos portos:

Porto de Porto Velho (RO) - acesso pela BR 364 – situação- adequado para o volume operado neste momento, estará passando por adequações para aumento de volume de cargas não apresenta risco às operações.

"Adequado para o volume operado no momento e não apresenta risco às operações."

Porto de Itacoatiara, operado por empresa privada, moderno e adequado às operações.

"Operado por empresa privada, moderno e adequado às operações."

Porto de Miritituba  (PA) – principal acesso será pela BR 163 e no trecho entre Rurópolis e o Porto pela BR 230 – este porto apresenta-se como uma alternativa ao porto de Santarém, neste caso serão carregadas barcaças que levarão os produtos até Vila do Cinde em Belém e de lá embarcado em navios de grande porte. Por este porto e com a conclusão das rodovias que se encontram em processo de implantação e pavimentação, com conclusão prevista para 2012 poderá levar ao carregamento de 5 milhões de toneladas até 2015 .

"Este porto apresenta-se como uma alternativa ao porto de Santarém."

Porto de Santarém – acesso pela Rodovia BR 163 e por hidrovia(Porto Velho)- já encontra-se em operação com volumes na ordem de 850.000 toneladas/ano. Tem sério problema de retro-área, sua localização não permite ampliação adequada ao volume que será demandado, a BR 163 tem como entrada dentro da cidade, com problemas de acesso ao porto. Deve ser estudada urgentemente uma solução para este porto com relocação do mesmo sob pena de ter que ser substituído por Miritituba, neste caso mantendo o volume hoje operado. Calcula-se que a demanda por este porto até 2015 será de 5 milhões de toneladas podendo chegar a 8 milhões de toneladas até 2020.

"Calcula

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