Os assuntos a serem tratados nesta coluna serão de natureza estratégica. Vários assuntos no agronegócio podem ser considerados, como logística, tecnologia, mercado, seguro e outros.
Trataremos nesta edição do aumento de produtividade, que é a grande saída da agricultura e da pecuária - atividades que utilizam grandes extensões de áreas e que agora, em função do maior controle para desmatamento, a alternativa que sobra ao produtor é o aumento da produtividade, tendo que estar atento às responsabilidades social e ambiental, buscando com tudo isto a maior rentabilidade.
Pensando nisto, um grupo de profissionais de diversas áreas se uniram, criando o Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB) em 2007.
O CESB é uma entidade sem fins lucrativos de interesse social (OSCIP), com o propósito de desenvolvimento de estratégias para a cultura da soja. Buscando identificar os entraves para o aumento da produtividade, o CESB elaborou um diagnóstico considerando as regiões de alta e de baixa produtividades. Com base neste, definiu pilares que sustentam os seus objetivos que são: pesquisa e desenvolvimento, transferência tecnológica, educação e governança corporativa.
A definição da missão do CESB demonstra, em síntese, seus objetivos, que são: desenvolver estratégias para mobilizar os agentes da cadeia produtiva e incrementar a produtividade com sustentabilidade econômica, social e ambiental da cultura da soja no Brasil.
Os objetivos eleitos são:
- Elevar os patamares de produtividade da soja no Brasil dos atuais 2.661
kg/ha (CONAB safra 08/09) para 4.000 kg/ha, no Cerrado até 2015 e no
Sul até 2020
- Criar um ambiente para que o uso da tecnologia seja mais difundida e,
utilizada pelos sojicultores
- Ter a plataforma tecnológica CESB como referência e símbolo de alta
produtividade, rentabilidade e sustentabilidade para o sojicultor
Estrategicamente o CESB elegeu como primeira ação a transferência de tecnologia, utilizando para isto o Desafio Nacional de Máxima Produtividade que tem como objetivos:
- Estabelecer novos patamares de produtividade
- Transformar como ferramenta de transferência de tecnologia
- Criar um ambiente de aprendizado e inovações tecnológicas
Neste caso, o produtor aplica todo seu conhecimento e de seu técnico orientador para, em uma área de até cinco hectares, buscar a máxima produtividade. Em projeto piloto, na safra 2008/2009, 140 produtores enfrentaram o desafio de alcançar uma produtividade igual ou acima de 4 mil quilos por hectare. Destes, 16% alcançaram acima de 4.800 quilos por hectare, o que equivale afirmar que a meta do CESB pode ser alcançada e superada, ficando a média das 140 áreas em 4.035 quilos por hectare.
Este ano o CESB pretende alcançar mil produtores e lançou o Desafio Nacional Máxima Produtividade da Soja - safra 2009/2010. Para se inscrever basta acessar o site www.desafiosoja.com.br, fazer a inscrição e participar de premiações.
Para maiores informações sobre o CESB acesse o site: www.cesbrasil.org.br.
Desejo a todos um Feliz Natal e um Ano Novo com produtividade e rentabilidade nos negócios. Até a próxima.
|