dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     15/01/2025            
 
 
    
Soja    
Ferrugem asiática assola lavouras do MT
Favorecida pela ação da chuva, doença chega mais cedo e se expande mais rapidamente
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Monique Dutra
18/12/2009

A ferrugem asiática, principal doença da sojicultura, chegou mais cedo e expandiu-se rapidamente nas lavouras do Mato Grosso na safra atual (2009/2010). A chuva é apontada como principal fator facilitador para o aparecimento da doença, por isso os produtores rurais do Estado devem ficar atentos para não perder o controle. Até agora, a única região que ainda não foi afetada foi a do Vale do Araguaia; em todas as outras já foram detectados focos da ferrugem.

Segundo o pesquisador Fabiano Siqueri, da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação Mato Grosso), a recomendação é que o produtor faça o monitoramento constante da lavoura e também da região. Se a ferrugem aparecer, antes ou depois do florescimento, o produtor deve aplicar o fungicida para prevenir a expansão da doença.

Principal doença da
sojicultura, a ferrugem
asiática chegou mais
cedo no Mato Grosso


 
Foto: Visão microscópica da ação da ferrugem na soja

— Para evitar que a lavoura seja atacada, o produtor precisa manejar para que a ferrugem não chegue antes do florescimento com o plantio mais adiantado e com variedades mais precoces. E, ainda, fazer inspeções da lavoura de duas a três vezes por semana. Esse é o procedimento ideal. É importante monitorar a evolução do fungo para que seja possível dimininuir a quantidade de multiplicação, porém, elimina-lo é dificil — explica o pesquisador.

Siqueri ressalta que ainda não é possível determinar se haverá perda econômica, uma vez que a safra ainda está no início e nehuma lavoura de soja foi colhida. O controle vai depender das ações que os produtores e os técnicos vão tomar.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Agronegócio
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada