dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Gestão de Custos na Propriedade    
Facilitando a Gestão das Propriedades Agropecuárias
A utilização é via Internet e não exige grande conhecimento de informática por parte do usuário
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Luiz Gonzaga de Castro Jr.
27/11/2009

A atividade agrícola, seja ela o cultivo de café, soja, cana, ou qualquer outro produto, necessita de recursos para que a produção seja obtida. Estes recursos são: mão-de-obra, adubos, máquinas, defensivos e outros. Mas para utilizar esses recursos, o produtor incorre em custos. São os famosos “custos de produção”.

O controle eficiente dos custos de produção se faz necessário para o bom gerenciamento da propriedade rural, já que servem como indicador de eficiência e permitem uma melhor alocação dos recursos. Quando o produtor rural controla seus custos, ele obtém medidas do desempenho da propriedade. Desta forma é possível avaliar a capacidade de lucro da propriedade e, também, descobrir pontos que podem levar à quebra da atividade. Um produtor com os custos bem calculados pode, por exemplo, identificar talhões onde o custo é maior e tomar medidas que melhorem a rentabilidade daquele talhão.

Calcular os custos de produção sempre foi uma dor de cabeça para muitos produtores rurais, seja pela complexidade em se realizar a tarefa com papel e lápis ou pela falta de ferramentas adequadas para auxiliar na tarefa. Isso não é mais problema, produtores, técnicos, extensionistas, consultores e outros profissionais que lidam com custos de produção agora contam com uma excelente ferramenta de gestão: o AgroCustos.

O Sistema de Gerenciamento de Custos de Produção, AgroCustos, foi desenvolvido pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), em parceria com o Centro de Inteligência em Mercados (CIM) e o Pólo de Excelência do Café (PEC). O sistema é inteiramente gratuito e seu uso se dá pela internet, sem necessidade de instalação. Os usuários podem ainda tirar dúvidas sobre o funcionamento do sistema pela própria internet.

O AgroCustos foi desenvolvido com o intuito de proporcionar aos produtores agropecuários condições de gerenciar suas atividades de uma maneira fácil, ágil e eficiente. O sistema é uma ferramenta pensada e desenvolvida para que o maior número possível de produtores possam utilizá-lo. Nesse sentido, deve-se ressaltar que a sua utilização é via Internet e não exige grande conhecimento de informática por parte do usuário, pois trabalha-se todo o sistema em praticamente três telas e a sua utilização é gratuita.

Para usar o programa, basta que o produtor entre no site AgroCIM (www.agrocim.com.br/AgroCustos) e clique no ícone à direita no cabeçalho (AgroCustos). A partir daí é apresentada uma tela solicitando que seja preenchido um pequeno cadastro. Pronto, o Sistema já esta completamente disponível. Dúvidas sobre o sistema AgroCustos podem ser tiradas por meio do e-mail agrocustos@agrocim.com.br e também na comunidade do sistema criada na rede social peabirus (basta um rápido cadastro). O endereço da comunidade é http://www.peabirus.com.br/redes/form/comunidade?id=1816


Características do AgroCustos


O AgroCustos é um produto desenvolvido para facilitar a vida dos produtores rurais. Solidamente fundamentado em lógica contábil e gerencial, ele objetiva fornecer dados essenciais aos gestores dessas empresas por meio de interface e mecanismos simples e amigáveis. A estrutura do programa visa a tornar o cálculo de indicadores técnicos e de custos mais rápidos e eficientes. Ele se diferencia por inovar em facilidade de inserção de dados, além da importância, qualidade, e clareza dos relatórios gerados. O sistema certamente transformará o negócio dos usuários, fornecendo os indicadores essenciais aos processos de planejamento e controle do ciclo produtivo. Isso tudo sem os incômodos que acompanham os programas tradicionais. O AgroCustos é composto por três partes: Cadastro, Centro de Custos e Ordem de Serviço; além dessas, existe a parte de geração de relatórios (Relatórios), a qual gera os indicadores que, sem dúvida, serão muito úteis aos gestores das empresas rurais.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Marcelo
22/09/2010 - 16:39
Ëtimo artigo!

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Agronegócio
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada