O produtor rural busca continuamente novos recursos e tecnologias que possam lhe garantir mais produtividade a um custo menor. Pensando nisso, a Milenia Agrociências, empresa do segmento de agroquímicos, sediada em Londrina, Paraná, desenvolveu um sistema de negociação para oferecer ao agricultor a tranquilidade e a segurança necessárias do plantio até a colheita.
O sistema de trocas, lançado pela companhia em 2001, como uma forma de financiamento da safra, alavanca crédito para que o produtor rural possa comprar seus insumos e efetuar o pagamento com a sua produção, ou seja, proporciona uma visão dos custos de insumos na moeda mais conhecida no meio agrícola (a relação sacas por hectare), além de permitir ao agricultor, de acordo com os fundamentos do mercado, a escolha do melhor momento para fazer sua opção de trava do preço da commoditie, uma negociação que pode ocorrer antes mesmo do início do plantio.
A Milenia possui um departamento especializado para o desenvolvimento de operações estruturadas, que são utilizadas como ferramentas de negociação, onde as commodities (soja, milho e algodão, entre outras culturas) se consolidam como uma forte moeda para a compra de insumos.
— As operações de trocas geram uma relação 'ganha-ganha', proporcionando ao produtor a trava dos seus custos de forma antecipada, através da proteção do preço de parte da safra, além de beneficiar a empresa com o aumento das suas ferramentas de negociações no campo — afirma André Morselli, assessor de trocas da Milenia.
Segundo Ricardo Poliseli, assessor de trocas da Milenia, a negociação com commodities é uma ferramenta de proteção de crédito:
— Com as operações de trocas o produtor foge do risco de preço e a projeção de lucro é assegurada pelas commodities — destaca.
Atualmente, no Cerrado (Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal) 80% dos negócios são firmados entre o agricultor e a indústria de agroquímicos através dessa modalidade. Desde 2001, o faturamento da Milenia com o sistema de trocas vem crescendo ano a ano, sendo hoje responsável por aproximadamente 25% do faturamento agrícola da empresa.
|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |