Carregando...
O controle da mortalidade é um fator fundamental para a redução de perdas na suinocultura. Leitões doentes que dividem espaço com animais saudáveis tendem a ser discriminados e ficam em desvantagem, com dificuldades para se alimentar. Outro problema gerado por essa convivência é a possibilidade de transmissão de agentes infecciosos para outros suínos. Para evitar a morte ou contaminação dos animais, a Embrapa Suínos e Aves propõe a criação da “sala hospital”, para grandes produtores, ou da "baia hospital", no caso dos produtores menores.
A sala tem o objetivo de proporcionar um ambiente adequado para o alojamento de suínos doentes ou com problemas físicos. Para isso, ela deve se localizar em um local elevado e seco. Pode ser construída isoladamente ou em anexo ao prédio de terminação, desde que possua uma entrada exclusiva. O pesquisador Nelson Morés, da área de Sanidade da Embrapa Suínos e Aves, explica a proposta:
— A sala deve ser entendida como um local adequado à recuperação dos animais e não um local onde o produtor coloca os animais e espera que eles venham ao óbito. Fazendo uma analogia com os seres humanos, é o que se espera de um hospital; daí o nome “sala hospital”. É onde se espera ter todas as condições necessárias para o tratamento e a recuperação do animal doente.
De acordo com o pesquisador, é fundamental que se crie um ambiente confortável onde o animal permaneça, de preferência, sozinho e tenha fácil acesso a água e ração. A sala hospital pode ser um benefício para produtores de qualquer porte. No caso de criações menores, a sala pode ser substituída por algumas baias dentro das instalações para oferecer o tratamento diferenciado.
A taxa de mortalidade de suínos na fase de terminação varia entre 3% e 4%, mas os animais doentes, quando tratados adequadamente, têm grandes chances de recuperação. A partir da pesquisa bibliográfica realizada pela entidade, foi constatado que esse tipo de tratamento não é praticado rotineiramente com suínos doentes de 40, 50 e 60 quilos, que permanecem junto com companheiros de baia em lotes de 10 a 30 animais e, por isso, têm maiores dificuldades de recuperação.
Tamanho da sala hospital
A dimensão da sala hospital varia de acordo com o objetivo da criação. Se for uma criação de ciclo completo, o tamanho da sala deve ser calculado para alojar cerca de 8% dos leitões desmamados em um mês. Já no caso de uma granja destinada apenas à fase de terminação, o local deve ter capacidade para alojar 6% do total. A sala também é recomendada para porcas doentes ou com problemas físicos. Nesse caso, a recomendação é que sala hospital tenha espaço para 2% a 4% do total de reprodutores.
|