Carregando...
A Embrapa Meio-Norte e a Universidade Federal do Piauí testaram o uso de três óleos vegetais (mamona, nim e soja) no controle de ovos e ninfas da mosca-branca-do-cajueiro (Aleurodicus cocois). A avaliação apresentou eficiência no controle de ovos da mosca-branca de 70,7% e 45,9%, entre o quinto e o vigésimo dia após a aplicação. Os mesmos bioinseticidas alcançaram sobre as ninfas percentual de controle acima de 91,0%, entre o segundo e o quinto dia após a aplicação.
O experimento ocorreu no campo e em laboratório com o clone de cajueiro CCP 76, de 5 anos. A solução foi preparada sempre com 2 litros de cada óleo vegetal para 100 litros de água. Para a aplicação, usou-se pulverizador costal motorizado, equipado com tanque munido de agitador constante para maior homogeneização possível da mistura, gastando-se dois litros por planta de forma a cobrir toda a superfície foliar.
O teste revelou outro aspecto importante. O cultivo do cajueiro no nordeste brasileiro, além da produção da castanha, pseudofrutos e derivados, está ligado à criação de abelhas e produção do mel. Logo, nos três tratamentos, foram considerados possíveis efeitos sobre a toxicidade sobre Apis mellifera. Ao contrário do controle químico da mosca-branca-do-cajueiro, as abelhas não foram afetadas pela aplicação de nenhum dos três óleos.
De acordo com especialistas, a ocorrência da mosca-branca-do-cajueiro já foi relatada nos Estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. No Ceará, é considerada de importância econômica desde 1977 e, no Piauí, desde 1978.
|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |