Carregando...
Em dezembro de 2008, a Fundação MS realizou um levantamento do custo de produção do milho safrinha com referência nos preços praticados para o produtor rural em Maracaju (MS). O custeio total desta cultura para 2009 foi de 4% com operações agrícolas, 6,5% com insumos e 31% com colheita/pós-colheita.
Em comparação ao ano passado, quando os fertilizantes ocupavam cerca de 40% deste total, houve uma redução no preço destes produtos, embora considerados ainda como principal componente (27,3%) do custo total, seguido das sementes fiscalizadas (16%), recebimento/secagem/limpeza de grãos (14%) e colheita terceirizada (9,8%).
Vale lembrar que cada sistema produtivo tem seu custo de produção individual, para um levantamento mais efetivo. Por isto, consideram-se também as despesas de correção do solo, instalações, benfeitorias, equipamentos, pro-labore do proprietário, frota e transporte; as despesas financeiras como impostos, juros, assessórios contratuais, cartórios e certidões; e os serviços: análise de solo, assistência técnica, dentre outros. Foram considerados na pesquisa o Plantio Direto na palha com preço estimado em R$ 17,00 por hectare e produção esperada de R$ 80,00 por hectare. Consulte as informações na tabela a seguir (clique no link abaixo):
Estimativa do custo de produção da cultura do milho safrinha 2009 (custeio) em sistema Plantio Direto em Maracaju. Fonte: Fundação MS, 2009.
|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |