dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     16/09/2024            
 
 
    
Trigo  
Novas cultivares de trigo com qualidade industrial
Berilo, Ametista e Topázio têm boa produtividade e comportamento em relação às principais doenças da cultura
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
30/01/2012

A Fundação Pró-Sementes acaba de divulgar três novas cultivares de trigo pão desenvolvidas pela OR Melhoramento de Sementes. As variedades denominadas Berilo, Ametista e Topázio, já estão disponíveis para produtores de sementes interessados em multiplicar os materiais na próxima safra. Com boa produtividade e comportamento quanto às principais doenças da cultura, as variedades atendem a nova classificação industrial para o trigo, sendo este um fator muito observado para a comercialização da produção. 

— Recentemente, a Fundação pró-Sementes obteve o licenciamento de três novas variedades de trigo desenvolvidas pela OR Melhoramento de Sementes. Então, os membros instituidores da Fundação estarão credenciados para produzir e comercializar sementes dessas três novas variedades — afirma João Francisco Sartori, engenheiro agrônomo da Fundação pró-Sementes.

Ametista, Topázio e Berilo são as três novas variedades que, já na safra de 2012, entrarão em processo de multiplicação e, a partir de 2013, estarão disponíveis para a produção comercial.

— Além da produtividade, uma das principais características delas é a qualidade industrial, fator muito importante atualmente na produção de trigo, atendendo então a demanda da indústria por variedades que apresentem essa particularidade — completa o entrevistado.

Ele conta que na safra passada, a cultivar Ametista apresentou rendimentos em torno de 6.000kg por hectare. A Topázio também apresentou bons resultados de lavoura em ensaios com produtividade superior a 4.000kg.

— As variedades Ametista e Topázio são indicadas para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Já a Berilo, somente para o Estado do Rio Grande do Sul — explica Sartori.

Com relação às principais doenças do trigo, como ferrugem e manchas foliares, ele conta que elas costumam apresentar bom comportamento a campo. No entanto, hoje o produtor também conta com excelentes produtos que complementam essas características.

— Quando o assunto é manejo, como densidade, adubação, tratamento de sementes e época de plantio, o agricultor deve seguir sempre as orientações técnicas — orienta.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Fundação Pró-Sementes através do número (54) 3314-8983.


 

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Melhoramento genético
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada