Com a época propícia para a produção de soja, novas variedades entram no mercado. Uma das empresas que lançara novidades será a Agronorte Pesquisa e Sementes, cujo lançamento será no dia 14 de janeiro, em Sinop (MT). Serão apresentadas quatro variedades, sendo duas delas novas: a ANsc 84107, com ciclo curto de 108 dias na safra e que também pode ser plantada na safrinha, e a ANsc 89109, com ciclo de 122 dias na safra normal, também podendo ser utilizada em uma segunda safra. As duas variedades contam com boa produtividade e podem ser cultivadas em diferentes regiões do país.
— Elas podem ser cultivadas em regiões a partir do sul do Mato Grosso para cima e são muito produtivas. A variedade ANsc 89109, por exemplo, já chegou a patamares de 72 sacas de produtividade em uma produção na região de Sorriso (MT). Já a ANsc 84107, demanda baixa densidade, além de também ser muito produtiva, girando em torno de 58 sacas por hectare — conta Mairson Santana, engenheiro agrônomo da Agronorte.
Elas serão lançadas no dia 14 e estarão disponíveis aos produtores na próxima safrinha. No entanto, algumas recomendações são importantes. O engenheiro diz que é importante que o produtor coloque essas variedades dentro de um sistema de rotação, para que assim ele tenha mais opções de plantio com diferentes datas.
— As doenças, em si, não são o principal fator que afeta a lavoura, mas sim as pragas. Portanto, o produtor deve ter a consciência de realizar um manejo adequado e conhecer os níveis de controle — orienta Santana.
Já as outras duas variedades que serão apresentadas, pertencem a um grupo de maturação bem longo. A ANsc 94104 tem maturação de 9.4 e só pode ser plantada na safrinha. Existe ainda a variedade ANsb Integração que pertence a um grupo de maturação 9.6, servindo também para a segunda safra.
— São variedades muito rústicas, tolerantes à seca e suportam a presença de alumínio no solo acrescenta o entrevistado.
Para mais informações, basta entrar em contato com a Agro Norte através do número (66) 3517-1900.
|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |