dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     16/09/2024            
 
 
    
Política    
Programa de Inclusão Produtiva avança com bancos comunitários de sementes
Jovens são capacitados na confecção de silos de zinco e governo apóia a instalação de 600 bancos comunitários
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Seagri/AL
11/10/2011

O Programa de Inclusão Produtiva e Desenvolvimento das Capacidades Locais está avançando em Alagoas, por meio da instalação de bancos comunitários de sementes e bancos comunitários de ferramentas, numa ação coordenada pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri).
 
O programa pretende fortalecer e implantar 600 bancos comunitários de sementes e 150 bancos de ferramentas. “Dessa forma, vamos dar ao agricultor mais autonomia, pois ele vai ter as sementes à sua disposição quando precisar, além de preservar as sementes com propriedades locais, chamadas de sementes crioulas”, explicou o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas.
 
Além de apoiar a instalação das unidades, ceder máquinas e ferramentas, a Seagri, por meio de entidades credenciadas, está capacitando agricultores e jovens do campo na gestão dos bancos de sementes e na confecção de silos de zinco, utilizados no armazenamento das sementes crioulas.
 
Até agora, mais de 400 capacitações já foram realizadas. Uma delas ocorreu neste fim de semana, em Pão de Açúcar, para cerca de 40 jovens. Segundo Klédson Moreira, membro da Central Estadual das Associações de Agricultores Familiares (Ceapa), 34 bancos comunitários de sementes serão instalados em Pão de Açúcar.

“A capacitação disseminou uma cultura que está se acabando, que é a confecção de silos. Os instrutores eram dois senhores de São José da Tapera. E os silos conservam as sementes por dois ou três anos”, explicou. De acordo com ele, os 34 bancos vão receber 68 silos, cada um com capacidade para seis sacas de sementes. Os principais tipos de sementes armazenadas são feijão e milho.
 
“É importante para esses agricultores aprenderem a construir os silos de zinco, pois assim eles se tornam mais independentes e fortalecem suas associações e comunidades aumentando o número de silos de acordo com suas necessidades”, disse o articulador da capacitação em Pão de açúcar, Klédson Moreira.
 
Projeto atende demanda de agricultores – “De certa forma, a realização desse projeto é resultado do diálogo entre a sociedade e o governo, pois não adianta apenas distribuir sementes, é preciso criar alternativas de convivência”, disse o coordenador da Cooperativa dos Bancos Comunitários de Sementes (Copabacs), Mardônio Alves.
 
“Nessas capacitações, discutimos a importância da semente como política pública, falamos sobre a Lei Estadual de Sementes, sobre o Programa de Distribuição de Sementes, gestão dos bancos, armazenamento do produto, resgate das variedades crioulas e uso sustentável dos recursos naturais”, continuou Mardônio Alves.
As sementes crioulas são aquelas produzidas pelos próprios agricultores, já adaptadas a cada região. Elas são diferentes das sementes comerciais produzidas e vendidas em lojas. As crioulas são desenvolvidas na própria região do agricultor e são adaptadas ao semiárido, ao solo e ao clima. Entre elas, há principalmente sementes de feijão, mas também existem de milho, fava, abóbora, melancia, entre outras espécies.
 
São as seguintes as entidades credenciadas pela Seagri para realização das oficinas com os agricultores: Cooperativa dos Bancos Comunitários de Sementes (Copabacs), Federação das Associações Comunitária de Ouro Branco (Facob), Central Estadual das Associações de Agricultores Familiares (Ceapa), Associação de Agricultores Alternativos (Aagra), Centro de Apoio Comunitário de Tapera em União a Senador Rui Palmeira (Cactus) e Fundo para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Fundaf).


 
 

 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Agronegócio
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada