dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     02/01/2025            
 
 
    
Plantio Direto      
Emater PR apresenta solução técnica para melhorar qualidade do plantio direto
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Emater PR
26/09/2017

Em todo o Paraná, a Emater trabalhar para orientar o agricultor a melhorar a qualidade do sistema de plantio direto, tecnologia que dispensa o revolvimento do solo para o plantio e pode contribuir para o aumento da produção e melhoria da conservação do solo e da água.

Segundo órgãos de pesquisa, a eficácia da tecnologia do plantio direto para o incremento da produtividade e conservação do solo depende de uma boa cobertura do terreno cultivado com restos culturais. No modelo sequencial e tradicional de cultivo de soja em substituição ao trigo ou milho isso não acontece de forma satisfatória. A solução que a Emater está levando aos produtores para resolver o problema é o plantio consorciado (feito ao mesmo tempo) numa mesma área de milho safrinha com o capim Brachiária.

Após a colheita do milho safrinha, a Brachiária cresce e cobre todo o solo produzindo em média 1,5 tonelada de matéria seca por hectare. Essa cobertura ajuda a reter melhor a água da chuva, evitando escorrimento e erosão. O sistema radicular do capim dessecado contribui, ainda, para tornar o terreno mais poroso facilitando também o desenvolvimento das raízes da soja que cresce em seguida sobre a área. Até em períodos de estiagem, a cultura implantada sobre essa terreno que recebeu o consórcio de milho safrinha e capim Brachiária suporta bem mais o estresse hídrico.

Na região de Londrina, com o apoio dos programas Prosolo e Microbacias e campanha Plante seu Futuro, do Governo do Estado, a Emater realizou, de 12 a 22 de setembro, cinco tardes de campo para apresentar aos sojicultores os benefícios da proposta. Os encontros técnicos aconteceram em propriedade de agricultores que já usam a Brachiária para melhorar a cobertura do solo e dar mais qualidade à tecnologia do plantio direto nos municípios de Londrina, Cambé, Cafeara, Primeiro de Maio e Alvorada do Sul. Pesquisadores do Iapar e da Embrapa colaboraram com a apresentação de palestras sobre o assunto.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada