dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     02/01/2025            
 
 
    
Plantio Direto      
Qualidade física dos solos é influenciada pelo uso e manejo
Solo, quando não revolvido, como aqueles sob Cerrado, mantém o sistema radicular conservado influenciando positivamente em sua agregação, na manutenção da porosidade, na aeração e na condutividade hidráulica
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Cristina Tordin, Embrapa Meio Ambiente
22/09/2017

As terras onde predominam solos arenosos distribuem-se em extensas áreas em todas as regiões do Brasil. O uso desses solos na agricultura tem efeito sobre suas características e atributos. Uma equipe da Embrapa avaliou essas consequências em uma área localizada em uma propriedade agrícola em Guaraí, TO, com amostras coletadas em 18 trincheiras para analisar a textura, a estabilidade dos agregados, o grau de floculação das argilas, a porosidade, a densidade, a condutividade hidráulica saturada, a infiltração e a retenção da água pelo solo.

Os solos avaliados não apresentam nenhum dos parâmetros físico hídricos abaixo dos valores limites de degradação física. A variação da porosidade funcional (macroporosidade) entre as áreas de soja e Cerrado é bem marcante, assim como a variação da condutividade hidráulica saturada no Cerrado. “Como o movimento da água no solo é dependente da sua estrutura e como a porosidade do solo é determinada pela forma como se arranjam suas partículas sólidas, observou-se que a granulometria da fração areia é um dos fatores importantes para a compreensão de seu comportamento, explica a pesquisadora Heloísa Filizola, da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP).

“A argila aumenta em profundidade em todos os pontos amostrados e diminui, de maneira rápida, ao longo da vertente, dos pontos de cotas mais altas, para as mais baixas. A variação do teor de argila tanto pode estar correlacionada à sua migração e acúmulo em profundidade, como à variação granulométrica do material de origem. Como o grau de floculação é alto, a hipótese de migração da argila em profundidade não se sustenta, assim, essa variação é de origem geológica, ou seja, a rocha sedimentar a partir da qual o solo se originou possui camadas arenosas intercaladas a outras mais argilosas, diz a pesquisadora.

O solo, quando não revolvido, como aqueles sob Cerrado, mantém o sistema radicular conservado influenciando positivamente em sua agregação, na manutenção da porosidade, na aeração e na condutividade hidráulica.

Outra das conclusões geradas pelo trabalho é que ainda não existe conhecimento suficiente para o entendimento da influência da densidade do solo na natureza do sistema estrutural dos poros, já que apesar da forte correlação entre densidade e macroporosidade nos solos do Cerrado, os valores encontrados para a condutividade hidráulica são conflitantes.

“A partir disso, podemos concluir que as avaliações rotineiras sobre a qualidade física de um solo indicam que existe uma lacuna muito grande ainda no conhecimento do funcionamento da água nele”, enfatiza Heloisa.

Com a modificação da porosidade provocada pelo uso do solo, a condutividade hidráulica saturada também se modificaria, mas a magnitude destas modificações estruturais ocasionadas pelo manejo depende da frequência das operações de práticas agrícolas superficiais e subsuperficiais no solo.

Acesse o Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento 72.
Heloisa Filizola, Ademir Fontana e Guilherme Donagemma, da Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ), Manoel Dornelas de Souza (Embrapa Meio Ambiente), Elisandra Bortolon e Leandro Bortolon, da Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas, TO).

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Bayard
23/09/2017 - 19:57
O solo aqui na fazenda é arenoso. Estou próximo a Feira de Santana, Bahia. Sua característica é a acidez. Resolvi consultando a Embrapas. Equilibrei o PH com compostagem.
Estou Plantando hostaliças com ótima performance.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Solo
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada