|
|
Embrapa Gado de Corte
26/02/2013
|
Carregando...
Nos dias 15 e 16 de abril, em Campo Grande-MS, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realiza o Simpósio Internacional sobre Controle de Carrapatos e Doenças Transmitidas, no auditório Nelore, da Unidade Gado de Corte. O evento atualizará técnicos, acadêmicos e pesquisadores sobre as novas tecnologias para o controle do ectoparasita.
A data-limite para o envio de trabalhos é 28 de fevereiro, quinta-feira. A comissão científica, formada pelos pesquisadores Renato Andreotti (Embrapa), Fernando Paiva (UFMS), Wilson Werner Koller (Embrapa), Fernando de Almeida Borges (UFMS) e Alexandre Leitão (Universidade Técnica de Lisboa), avaliará os resumos, os aprovados serão apresentados, em forma de pôster, durante o Simpósio e o melhor trabalho será premiado com mil dólares. Dentre as normas para apresentação estão o idioma, que pode ser português, inglês ou espanhol e o texto do resumo que deverá conter de 200 a 400 palavras.
Assunto de relevância, em 2012, a Embrapa Gado de Corte lançou duas publicações técnicas sobre o assunto: “Espécies de carrapatos relatadas no Estado de Mato Grosso do Sul” e “Importância dos carrapatos na transmissão da Febre Maculosa Brasileira”, de autoria de Marcos Valério Garcia, Jaqueline Matias, Robson Ferreira Cavalcante de Almeida, Jacqueline Cavalcante Barros, Renato Andreotti e Rodrigo Casquero Cunha. Antes delas, já estavam disponíveis a “Relação entre a comercialização e a eficiência de acaricidas no Estado de Mato Grosso do Sul” e a “Atualização sobre o controle estratégico do carrapato-do-boi”, todas encontradas no portal da Embrapa Gado de Corte, www.cnpgc.embrapa.br.
“Baseando-se na importância do carrapato na cadeia produtiva de bovinos de leite e de corte que mostra um problema global podendo alcançar prejuízos na ordem de dois bilhões de dólares anualmente no Brasil e até 18 bilhões no mundo a trajetória de pesquisa sobre controle do carrapato-do-boi na Embrapa evoluiu nos últimos anos”, destacou o pesquisador Renato Andreotti. Obviamente, a apresentação de trabalhos na área chega para somar às pesquisas com esses ectoparasitas.
Universidade Federal de Uberlândia, UNESP de Jaboticabal, Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) da Argentina, Universidade de Makerere de Uganda, Universidade de Queesland da Austrália, Serviço de Pesquisa Agrícola (ARS) dos Estados Unidos, Universidade Autonoma de Yucatan do México, Universidade de São Paulo e Embrapa são as instituições envolvidas na programação do Simpósio.
Os trabalhos são recebidos pelo e-mail carrapatos@cnpgc.embrapa.br e as inscrições por depósito em conta corrente no Banco Bancoob (756), agência 4198 e conta corrente 4.286-2, em nome da Fundação Eliseu Alves, nos valores de R$ 200,00 reais para estudantes e R$ 340,00 reais para profissionais. Informações: http://cloud.cnpgc.embrapa.br/tick/.
|