|
|
Embrapa Caprinos e Ovinos
07/11/2012
|
Carregando...
Experiências de pesquisa, transferência de tecnologia e desenvolvimento social voltadas para práticas agroecológicas e a convivência com o semiárido serão apresentadas por representantes de quatro unidades da Embrapa no III Congresso Cearense de Agroecologia, que acontece de 7 a 9 de novembro, no Centro de Convenções, em Sobral (CE). A participação da empresa já terá início com a palestra de abertura do evento, “Agricultura Familiar e Agroecologia: convivência com o semiárido”, que será ministrada pelo pesquisador Luciano Mattos, da Embrapa Cerrados (Planaltina-DF), às 18 horas do dia 7.
Nos dias 8 e 9, a Embrapa participará da programação de palestras, que será dividida em eixos temáticos. O eixo de Mudanças Climáticas no Semiárido e Manejo Ecológico terá a participação do pesquisador Ênio Girão, da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza-CE), que apresentará no dia 8, às 10 horas, ações do projeto Vigilantes da Água, voltado para estratégias de monitoramento participativo da qualidade da água e para formação de agentes ambientais.
O eixo de Organização Social no Campo terá três palestras de representantes da Embrapa. No dia 8, às 13h30, o analista Marcelo Renato Araújo, da Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE), abordará as ações do Programa Brasil Sem Miséria no Ceará. Entre elas, as iniciativas de projeto de transferência de tecnologia, liderado por Marcelo, voltado para fortalecer a capacidade da inclusão produtiva das famílias cadastradas no Brasil Sem Miséria nos territórios dos Inhamuns-Crateús e Cariri Cearense.
Este mesmo eixo temático terá, no dia 9, a partir das 10 horas, as participações do pesquisador Rubens Gondim, da Embrapa Agroindústria Tropical, que trará discussão sobre a agroindústria como alternativa sustentável da biodiversidade. Na sequência, é a vez do também pesquisador Antônio Maciel Machado, da Embrapa Florestas (Colombo-PR), apresentar palestra sobre uma contextualização histórica do debate da Educação do Campo.
Ainda no dia 9, simultaneamente no horário das 10 horas, a Embrapa trará sua contribuição a mais dois eixos temáticos. O analista Eden Fernandes, da Embrapa Caprinos e Ovinos, mostrará as vantagens do sistema de produção agrossilvipastoril para o desenvolvimento sustentável do semiárido. Em destaque, as experiências da Unidade com o sistema, que combina atividades de pecuária, agricultura e exploração florestal, todas executadas segundo princípios agroecológicos, que serão mostradas no eixo Agroecologia, Economia Ecológica e Economia Solidária. Já os debates do eixo Educação do Campo: Mudança de Diretrizes de Ensino, Pesquisa e Extensão terão a participação da pesquisadora Helenira Ellery, da Embrapa Agroindústria Tropical, com uma abordagem sobre políticas públicas e agricultura familiar, com foco na inclusão produtiva.
O III Congresso Cearense de Agroecologia será realizado em conjunto com a X Feira da Agricultura da Zona Norte (Agrinorte). O evento é uma realização da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Prefeitura Municipal de Sobral e Governo do Estado do Ceará, com apoio da Embrapa, Ematerce, Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece) e Instituto de Apoio ao Desenvolvimento da UVA (Iade/UVA).
|