Carregando...
Uma economia de aproximadamente 30 mil litros de água por dia. Esse foi o resultado que o agricultor Francisco de Sousa obteve com a simples troca dos bicos dos aspersores que irrigam sua lavoura de repolho e brócolis para bicos de menor vazão. A ação da Emater-DF no Núcleo Rural Rio Preto visa contribuir para o uso racional da água na agricultura.
Ao notar que a maioria dos agricultores da região utilizavam em seu sistema de irrigação os bicos de aspersores de maior vazão, o agrônomo e extensionista rural da Emater-DF, Márcio Machado, propôs um teste: reduzir a vazão da água no aspersor e continuar o mesmo tempo de irrigação. O resultado foi economia de água e energia sem comprometer o desenvolvimento do plantio. “Eu não estava nem acreditando, mas quando ele mostrou, eu acreditei”, disse Francisco.
Segundo Márcio, quando se fala em irrigação por aspersão, o mais comum é o aspersor de bico longo verde, de vazão aproximada de 2.430 litros por hora. Quando trocado pelo de bico longo preto, que tem a vazão aproximada de 1.100 litros por hora, mantendo o mesmo tempo, pressão e a mesma área de irrigação, a economia é de 1.330 litros por hora por equipamento.
“Com o bico de maior vazão eu usava uma linha com cinco aspersores ligados por 20 minutos. Agora, com o mesmo tempo uso duas linhas, totalizando 10 aspersores por vez”, comemora o agricultor, que trocou 25 bicos em toda sua propriedade e diminuiu o tempo de irrigação total de 1h40 para 50 minutos. Essa redução refletiu no seu reservatório que secava de duas a três vezes no dia e hoje não secas mais. “Saiu barato e sei que vai gerar economia de água e de energia”, afirma.
Para o extensionista, os agricultores futuramente também terão economia no consumo dos insumos. “Quando há um excesso de água na irrigação, há um aumento de certas pragas, o que gera um maior uso de agrotóxicos e de adubação na plantação”, explica Márcio. Ele ainda ressalta a importância do processo ser orientado por um profissional com experiência em irrigação que possa otimizar o sistema sem prejudicar o plantio.
A Emater-DF já realizou essa ação em outras 10 propriedades na região. O próximo passo será a implantação do Irrigas, um aparelho simples que auxilia o agricultor a medir a quantidade de tempo que é necessário irrigar a sua lavoura. Essa ação vai complementar o trabalho de ajuste de irrigação das propriedades atendidas no Núcleo Rural Rio Preto.
|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |