A Epagri-Ciram começa nas próximas semanas a instalar as primeiras seis estações para monitoramento da apicultura em Santa Catarina. Até dezembro, elas serão instaladas dentro de apiários em São Miguel do Oeste, Caçador, São Joaquim, Florianópolis, Araranguá e Mafra, com uma ferramenta que vai permitir a coleta de dados de chuva, temperatura, umidade relativa do ar, orvalho, e o peso das colmeias que vai ser convertido em mel, além da temperatura e a umidade relativa dentro das colmeias. São dados importantes para a geração de informações que auxiliarão o produtor na tomada de decisão.
“Vamos levantar dados de como as condições climáticas influenciam na produção de mel e de como as abelhas gerenciam esse microclima, as condições internas e o desenvolvimento de doenças”, explica o agrônomo Éverton Blainski, pesquisador da Epagri/Ciram na área de monitoramento ambiental.
As estações fazem parte do Sistema de Monitoramento Apícola (APIS On-line), conjunto de tecnologias destinadas a coletar dados ambientais e gerar informações para apoiar a produção de mel no território catarinense, que foi lançado pelo Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram) na terça-feira, 19 de setembro, em Florianópolis.
O evento de lançamento reuniu em torno de 300 apicultores na Assembleia Legislativa. Os dados do monitoramento estarão disponíveis aqui.
São informações importantes para o produtor, dentro de uma plataforma colaborativa, em que cada apicultor deve aderir e cadastrar dados do seu apiário.
Os dados a serem gerados devem ser apresentados pelo pesquisador no Congresso Brasileiro de Apicultura, em maio de 2018, em Joinville. “Vamos monitorar dentro das colmeias e com o tempo vamos poder emitir alertas para o produtor se antecipar no manejo”, destaca Blainski
O lançamento do Sistema de Monitoramento Apícola teve também palestras técnicas para os apicultores. O pesquisador Marcio Sônego, da Estação Experimental da Epagri de Urussanga, falou sobre agrometeorologia e apicultura e a perspectiva de uma boa safra de mel a partir de outubro. Ivanir Cella, que coordena a área de apicultura na Epagri, abordou o tema principais fatores para uma boa produtividade do mel.
|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |