O governo do Estado de Mato Grosso prorrogou o prazo para retificações no Cadastro Ambiental Rural (CAR) até o dia 31 de dezembro de 2017. Os produtores rurais precisam retificar os dados por causa da mudança de gestão do sistema.
Antes sob gestão federal, com o nome Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), agora o acompanhamento e monitoramento dos imóveis rurais serão exclusivamente responsabilidade do Governo de Mato Grosso, via Sistema Mato-Grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar).
Caso as informações no sistema não sejam atualizadas, haverá sanções, com possibilidade de suspensão da atividade rural. Segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), dos 113,5 mil cadastros na base de dados da secretaria, 18 mil já estão em estado de atualização (em andamento) e 7 mil em análise.
“É fundamental que todos os agricultores que já tiverem realizado o CAR anteriormente acessem o novo sistema e façam atualizações cadastrais. Caso eles não realizem no prazo terão o CAR e todas as suas licenças emitidas pelo órgão ambiental suspensas”, explica Marlene Lima, assessora de política socioambiental da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja).
Os produtores do estado que ainda não tem o CAR também devem fazê-lo até dia 31 de dezembro. Para estes, também haverá sanção caso não seja realizado o cadastro. “Eles ficarão sem acesso ao crédito rural e perderão os benefícios do Código Florestal”, afirma Marlene Lima.
Mais informações – Para auxiliar os produtores rurais, a Sema fez vídeos explicando o passo a passo para acessar o Simcar. Clique aqui e acompanhe. Os agricultores também podem tirar dúvidas com a Comissão de Sustentabilidade da Aprosoja pelo telefone (65) 3644 – 4215.
|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |