|
|
Larissa Vieira
30/10/2014
|
Carregando...
Responsável por 63% da produção leiteira da região Norte, Rondônia está entre os 10 maiores produtores de leite do país e tem a expectativa de melhorar essa posição nos próximos anos. Muitos criadores da região estão investindo em animais de alta qualidade genética da raça Girolando para aumentar a produtividade do rebanho.
Para atender a esses produtores rurais, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando inaugura esta semana no Estado seu primeiro Escritório Técnico Avançado (ETA) na região Norte. O lançamento será no dia 1º de novembro, a partir das 8h, na Agropecuária Gima, na cidade de Ariquemes, durante o 1º Dia de Campo da Raça Girolando. O evento tem a parceria da Emater, da Aprodil (Associação dos Produtores e Distribuidores de Leite de Ariquemes) e da Agropecuária Gima.
O presidente da Girolando, Jônadan Ma, fará a abertura do evento e destacará a contribuição da raça (que hoje é responsável por 80% do leite produzido no Brasil) para o aumento da produção de leite na região. Outras palestras que serão ministradas durante o Dia de Campo serão: Administração rural – José Carlos da Rocha (Emater); Nutrição animal – Leandro Franco Rezende (Big Sal); Controle estratégico de carrapato – Afonso Celso Villa Dubritv (Agropecuária Alvorada); Controle na qualidade do leite – Juliana Alves Dias (Embrapa-RO); Melhoramento genético – Tiago Moraes Ferreira (Alta Genetics).
Além do lançamento do ETA, a agenda do presidente da Girolando no Estado inclui visitas a propriedades rurais de Cacoal, Ouro Preto, Ji-Paraná, Jaru e Porto Velho. Ontem (29/10/14), ele esteve em Cacoal e reuniu-se com criadores da cidade para apresentar o técnico que será responsável pelos atendimentos na região Kléber Ribeiro. Durante o evento, vários criadores locais filiaram-se à Girolando, que hoje conta com mais de 3 mil associados em todo o país. O superintendente técnico da associação, Leandro Paiva, também participa dos eventos em Rondônia.
|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |