|
|
Kamila Pitombeira
05/09/2011
|
Carregando...
Nutrir um cavalo é diferente de alimentar. Para nutrir adequadamente um animal, é preciso seguir algumas medidas, como o uso de suplementos. No entanto, o manejo também é importante. Fracionar a alimentação ao longo do dia, fornecer o máximo de verde possível, água abundante, não deixar alimentos por muito tempo no cocho e respeitar os horários de fornecimento também são práticas essenciais. As medidas para transformar um cavalo em campeão é tema de palestra realizada no dia 4 de agosto, em Barbacena, Minas Gerais.
Segundo Rosana Lage, médica veterinária da Organnact, para obter um cavalo saudável, é importante oferecer uma boa nutrição, balanceada e completada por suplementação. Também são importantes exercícios diários, manejo adequado de intervalo de alimentação e disponibilidade de água de boa qualidade.
— Um cavalo campeão é um cavalo saudável. Nenhuma ração possui todos os elementos nos níveis mínimos necessários para um melhor desempenho e qualidade de vida do animal. Daí a necessidade da suplementação, que proporciona os níveis de vitaminas e aminoácidos que o cavalo precisa receber diariamente — afirma a médica veterinária.
No entanto, ela diz não existir uma receita, mas sim uma quantidade mínima de nutrientes. A partir daí, o produtor precisa adequar a alimentação de acordo com as exigências do organismo do animal. Para isso, é preciso ter uma orientação profissional.
Outra medida importante, de acordo com ela, é procurar fracionar o máximo possível o alimento ao longo do dia, começando sempre com o verde para que haja um melhor aproveitamento da ração que está sendo fornecida, acompanhada da suplementação.
— O animal deve ser mantido sempre em um ambiente limpo, arejado e seguro. O criador deve fornecer o máximo de verde possível, água abundante de boa qualidade, não deixar alimentos aos quais o animal já teve acesso no cocho, respeitar os horários de fornecimento de alimento e não fornecer nem água nem alimento se o animal estiver quente, ou seja, cansado de um eventual exercício ou viagem — orienta Rosana.
Para ela, o cavalo também precisa de momentos de caminhada. Isso porque é preciso deixar que ele se movimente e exerça toda a sua natureza. Portanto, ele precisa ter a possibilidade de deitar e se esfregar no solo, assim como alongar seus músculos e se aliviar do estresse.
— É sempre bom contar com a ajuda de um profissional para acompanhar esses animais, assim como o ferrador, que deve manter os cascos grosados e saudáveis. Na verdade, é uma equipe que precisa estar unida em prol da saúde e do bem estar do animal. Essas medidas trazem um benefício econômico, pois o pouco que o animal come é aproveitado ao máximo — conta.
Para mais informações, basta entrar em contato com a Organnact através do número (41) 2169-0400.
|