dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     22/11/2024            
 
 
    
 
Criada em 2008, por 10 famílias de agricultores familiares do assentamento da reforma agrária Vale do Amanhecer, situado a 72 quilômetros da cidade de Formosa (GO), a Cooperval - Cooperativa Mista do Vale do Amanhecer, hoje, quase triplicou o número de cooperados (são 26, atualmente) e faz planos para expandir tanto a produção quanto a comercialização de seus produtos. O Plano Safra da Agricultura Familiar 2016/17, que será lançado na próxima terça-feira (3), prevê maior apoio ao cooperativismo.
 
“O cooperativismo, em poucas palavras, é assim, ainda tem aqueles que não acreditam, mas, na verdade, uma andorinha sozinha não faz verão, sendo sozinhos, não temos condições, quem tá na cooperativa está se saindo bem e conseguindo produzir e colocar seus produtos no mercado”, afirma Divina Dias Borges, presidente da Cooperval.
 
Produzinho e comercializando frutas do cerrado, mandioca, milho, abóbora, farinha, pães e com uma pequena agroindústria de polpa de frutas e de doces, a Cooperval tem contrato com a prefeitura de Formosa, que praticamente garante a compra de toda sua produção, mas os planos de Divina Borges são de conquistar novos horizontes.
 
“Nossa estrutura física é pequena e a gente compra produtos de cooperados e de outros agricultores familiares do assentamento. Quem aderiu à cooperativa já melhorou bastante de vida, consegue vender os produtos, assim como os que trabalham para a própria cooperativa e também melhoram sua renda. Mas nossa comercialização está limitada ao município de que fazemos parte, nós só vamos pra fora quando tem as feiras do MDA, mas nós precisamos expandir e certificar a nossa marca para poder vender nossos produtos em todo o país”, explica.
 
Vale da Esperança
O assentamento Vale da Esperança, com 176 parcelas, foi criado há vinte anos e, desde então, é lá que mora Pedro Gomes de Castro, no lote 150, com sua família que agora já conta com novos membros, como o netinho que nasceu faz pouco tempo. Há quatro anos atuando como cooperado, Pedro está entusiasmado com a aquisição de uma camionete nova que a Cooperativa está comprando com financiamento do Terra Forte, programa do governo federal que tem como objetivo apoiar a implantação e modernização de empreendimentos coletivos agroindustriais em assentamentos da reforma agrária criados ou reconhecidos pelo Incra em todo o território nacional. Os beneficiários são famílias de agricultores de assentamentos organizadas em cooperativas ou associações.
 
“Agora tá saindo um projetinho e nossa cooperativa vai ter um carrinho novo. A gente entrega pão, entrega polpa e vai poder transportar esses produtos com mais segurança e proteção. Daqui até Formosa são 72 quilômetros, e só de estrada de chão. O trem não é fácil, estamos aí na luta querendo crescer, nós somos a única cooperativa instalada aqui no município de Formosa que está tendo crédito, que já tem parceria com a prefeitura. A gente quer é que mais produtores produzam pra que a gente não precise mais comprar matéria-prima fora, e possa adquirir apenas dos cooperados”, conta Pedro de Castro.
 
Para a presidente e sócia fundadora da cooperativa, Divina Borges, antes de buscar novos cooperados, a Cooperval precisa mesmo é fortalecer sua própria estrutura e ter maior assistência técnica para os agricultores familiares. “Quando criamos a cooperativa, há mais de uma década, a gente reuniu 10 famílias apenas, para se livrar das brigas e da disputa de poder das associações que existiam naquela época. Recebemos recursos iniciais da Gontijo, para comprar fogão industrial e freezer, a nossa sede foi doada pelo Incra. Agora, queremos mais crédito e assistência técnica mais permanente. Precisamos de mais recursos para expandir. Nossa cooperativa está apta a pagar uma mensalidade para ter mais recursos para realizarmos melhorias”.
 
Mas tanto Divina Borges quanto Pedro Castro não tem dúvida quando falam dos benefícios que o sistema de cooperativa trouxe para suas famílias. “A cooperativa mudou a vida de muita gente aqui no assentamento e a minha, também. Você aprende a trabalhar em grupo, a pensar no grupo e o trabalho cresce com a força de todos”, ensina Divina. E o cooperado Pedro conclui: “Pra mim, melhorou muito, a gente dá um duro danado, mas sobra alguma coisinha ainda. Só de saber que o que você produz você tem onde vender, já é um grande passo”.
 
Plano Safra 2016/2017
O Plano Safra da Agricultura Familiar 2016/2017 traz mais apoio ao cooperativismo. Para melhorar a gestão das cooperativas da agricultura familiar, e garantir o assessoramento a empreendimentos da agricultura familiar, o MDA vai:
 
• Apoiar com o Ater Mais Gestão 840 associações e cooperativismo;
• Incluir pelo Programa Terra Forte (BNDES/FBB), 22 cooperativas em assentamentos da reforma agrária;
• Disponibilizar cursos de qualificação para nove mil dirigentes de cooperativas e associações da agricultura familiar em parceria com Universidade Federal da Fronteira Sul.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada