Trinta produtores de leite de Umuarama, PR, participaram de um treinamento sobre cooperativismo no final de outubro. O encontro foi promovido pelo Instituto Emater e prefeitura de Umuarama e ficou decidido que até o final deste ano deve ser constituída uma nova cooperativa no município. Já existem cerca de 50 interessados e a ideia é reunir e beneficiar a produção que ultrapassa 8 mil litros de leite/dia.
Atualmente os produtores de leite negociam individualmente a sua produção com laticínios da região e a cooperativa daria mais poder de negociação aos associados. No futuro, com a pasteurização do leite, a cooperativa pode entregar a produção a mercados institucionais e locais, aumentando o rendimento dos produtores.
José Custódio Guimarães Jr, da área de Organização e Associativismo do Instituto Emater, apresentou aos produtores os aspectos legais da sociedade cooperativa, seus pontos positivos como organização, especialmente o fortalecimento da produção e da comercialização, além da compra de insumos e da agroindustrialização. Os produtores também foram informados sobre os direitos e deveres dos cooperados, visando ao fortalecimento da organização.
Para José Jaime de Lima, gerente regional do Instituto Emater, o objetivo da organização não deve ser apenas o lucro, e sim a busca de uma mudança na forma de trabalho. “Desta forma os produtores podem se apoiar mutuamente e atingir os interesses comuns, especialmente o crescimento conjunto, através do aumento da renda e da qualidade de vida”, destacou. Segundo Lima, o trabalho cooperativo só alcançará êxito se for possível melhorar a renda e a qualidade de vida dos cooperados, respeitando os pilares da sustentabilidade. “Isso se consegue aliando o economicamente viável, o ecologicamente correto e o socialmente justo”, concluiu.
José Antonio de Andrade Duarte, chefe do Núcleo da SEAB, ressaltou que a constituição da cooperativa abre um espaço maior para a busca de recursos, inclusive os públicos. “Os programas e projetos de governo priorizam o benefício de forma grupal, para otimizar a aplicação dos recursos financeiros disponíveis”, lembrou. O secretário municipal de Agricultura de Umuarama, Antonio Carlos Fávaro, manifestou todo o apoio do município à nova cooperativa. Ele citou casos bem-sucedidos já existentes no município como exemplo para os associados da futura cooperativa. Uma comissão de produtores, com a orientação de técnicos da prefeitura, já elaborou um estatuto prévio da nova organização que está sendo analisado também pelos extensionistas do instituto Emater. Ao que tudo indica, até dezembro a cooperativa estará formada oficialmente.
|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |