dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/10/2024            
 
 
    
Sustentabilidade      
Sebo bovino para fabricação de biodiesel
Restos de animais derivados dos processos industriais de abate e desossa passam a ser fonte de energia renovável
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
09/09/2011

Medidas sustentáveis, já bastante adotadas na agricultura e na pecuária, acabam de chegar aos frigoríficos. Iniciada em março de 2011, a usina de biodiesel do grupo Minerva, localizada em Palmeiras de Goiás (GO), conta com o sebo bovino como matéria-prima para a produção de biodiesel. Os restos de animais que seriam destinados a indústrias de cosméticos ou simplesmente descartados, passam a ser fonte de energia renovável. O processo de produção consiste em produzir biodiesel a partir de 100% de sebo bovino, matéria-prima derivada dos processos industriais de abate de bovinos e desossa.

Segundo Marcelo Alcântara, administrador de empresas e diretor da usina de biodiesel do grupo Minerva, o sebo bovino conta com uma boa conversão para biodiesel, praticamente de 1 para 1.

— A vantagem é sua competitividade no mercado. É uma matéria-prima competitiva com um custo de produção mais viável, economicamente falando. Além disso, ela representa os padrões de especificações técnicas da Agência Nacional de Petróleo (ANP) — afirma o administrador.

Para ele, esse é um meio de trazer mais sustentabilidade para o setor frigorífico. Isso porque, de acordo com Alcântara, parte-se do conceito de utilizar resíduos de processos industriais para gerar um novo produto que ainda gera energia, sendo uma fonte renovável, preservando o meio ambiente e as fontes fósseis de petróleo.

— A fábrica produz 45 mil litros de biodiesel por dia, utilizando uma tecnologia própria da Minerva. A comercialização do biodiesel é regulada pela ANP e a meta é vendermos 100% para a Agência através dos leilões da ANP Petrobrás. Estamos trabalhando para que a usina continue sendo um projeto sustentável seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Produção de Biodiesel (PNPB) — conclui o administrador.

Para mais informações, basta entrar em contato com o grupo Minerva através do número (17) 3321-3355.

 

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Philipe Corcino
12/09/2011 - 07:59
Muito bom! Ambientalmente correto, economicamente sustentßvel e socialmente correto.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Biodiesel
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada