|
|
Hélio Magalhães, Embrapa Arroz e Feijão
17/03/2015
|
Carregando...
A Embrapa Arroz e Feijão acaba de lançar a publicação "Rede Brasil Arroz: Transferência de tecnologia valorizando o protagonismo e atribuições de parceiros na cadeia produtiva", além do resumo executivo "Rede Brasil Arroz 2011-2014". As publicações são frutos de pesquisa realizada pelo analista em transferência de tecnologia da Unidade, Carlos Magri Ferreira.
De uma maneira geral, o estudo aborda aspectos históricos, conceitos, fundamentos e resultados norteadores da cultura do arroz no Brasil, principalmente nas regiões abrangidas pela pesquisa, ou seja, os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Maranhão, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Rondônia, Pará, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Designado como Rede Brasil Arroz, o documento está divido em cinco capítulos: o primeiro, fala sobre o panorama da orizicultura brasileira e caracterização de problemas precedentes à Rede Brasil Arroz; o segundo, transcorre sobre os princípios básicos e propostas da Rede Brasil Arroz; no capítulo seguinte estão descritas as prospecções de demandas da cadeia produtiva do arroz por meio de diagnóstico; os comentários e principais resultados da atuação da Rede Brasil Arroz fazem parte do quarto capítulo e, a seguir, a conclusão e sugestões de continuidade da pesquisa encerra a publicação, apontando os principais desafios para o projeto Rede Brasil Arroz, tanto em caráter tecnológico, sociais e econômicos e quais os envolvimentos e interpelações entre as instituições na busca de encontrar novos caminhos de desenvolvimento e fortalecimento da cadeia produtiva do arroz no Brasil.
|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |