No povoado de Aparecida do Bonito, pertencente à cidade de Santa Rita D’Oeste, no estado de São Paulo, vive Simone Regina Vizenzi, de 45 anos. Ao contar sua história no Concurso vozes, imagens, histórias e experiências das mulheres rurais, ela mostrou porque é um exemplo de superação e empoderamento feminino.
Como tantas outras, a família de Simone sempre sonhou em ter um pedacinho de chão para tirar o sustento da terra. Com muita luta, conquistou esse objetivo, mas ainda havia o grande desafio de tornar a terra produtiva. Foram muitas as tentativas. Eles começaram com a criação de gado e produção de leite, depois partiram para a plantação de eucaliptos.
Chegaram a achar que ficariam ricos! Mas o retorno não foi como esperavam e logo pensaram em desistir, colocando a propriedade à venda. O local era um brejo e não apareceu nem um comprador. Decidiram tentar de novo, dessa vez, olhando para a terra com mais carinho. Aí perceberam que ela precisava de mais atenção e cuidados. Em 2009, Simone resolveu fazer um curso de capacitação para aprender a lidar com degradação e recuperar o que estava desmatado e sem vida.
Com os ensinamentos, ela iniciou o processo de recuperação do solo. Junto com a vegetação, foi nascendo a esperança. No processo de reflorestamento, várias mudas foram plantadas pelas mãos das crianças e mulheres da comunidade – envolvidas também com as questões de sustentabilidade.
Dezenas de sacolas ecológicas foram distribuídas na vizinhança. A família de Simone, resolveu então, iniciar um ciclo de palestras e várias atividades de entretenimento e lazer para disseminar o conhecimento sobre a lida com a terra de forma mais zelosa e produtiva. “O dia da água aqui é comemorado com festa e atividades ambientais. A terra pode ser pequena, mas o sonho precisa ser grande!”, ressalta a agricultora.
Para ela, a mulher na agricultura familiar tem que ter vez e lugar, pois pode melhorar, e muito, a economia local, enxergando a realidade com sensibilidade e transformando tudo a sua volta. Hoje, a propriedade, conhecida como Estância Peixe Bonito, é um local de referência na região. Um exemplo de empreendedorismo rural de sucesso.
|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |