dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
10º Congresso da Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção (SBSP)

Informações

Congresso em Foz do Iguaçu discute agricultura familiar e desenvolvimento rural sustentável


A Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção (SBSP) realiza seu 10º congresso em Foz do Iguaçu, de 14 a 17 de maio. O evento é dirigido a pesquisadores e profissionais de ciências agrárias e de ciências sociais aplicadas à agricultura e, nesta edição, aborda a temática "Enfoque sistêmico e agricultura familiar na construção do desenvolvimento rural sustentável". Inscrições e submissão de trabalhos já podem ser feitas no endereço www.sbspbr.org.
Dimas Soares, pesquisador do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e membro da comissão organizadora do evento, explica que, na tarefa de formular propostas tecnológicas, essa abordagem privilegia a compreensão da propriedade como um todo (e sua inserção no sistema econômico regional), buscando estudar as interações entre recursos naturais, atividade produtiva e perfil socioeconômico dos agricultores. "O enfoque sistêmico busca complementar a geração de inovações pautada em um só produto, apoiando a inovação mesmo em arranjos produtivos complexos e diversificados", explica.
Ainda segundo o pesquisador, a abordagem em sistemas de produção reconhece o papel central do agricultor no processo de geração e transferência de tecnologias. "É fundamental compreender sua lógica de trabalho, o que exige um trabalho interdisciplinar e uso simultâneo de vários métodos", complementa.
Programa
A programação contempla seis grandes paineis temáticos e começa, na manhã do dia 14 de maio, com a tentativa de responder uma difícil questão - "Qual é o futuro da agricultura familiar no Brasil e na América Latina?" -, tema enfrentado pelos pesquisadores Sérgio Schneider, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Rafael Fuentes Llanillo, do Iapar; Cristophe Albaladejo, do Instituto de Pesquisa Agropecuária da França (Inra, na sigla em francês) e Adoniram Sanches Peraci, da FAO, órgão das Nações Unidas para agricultura e alimentação.
"Enfoque sistêmico na elaboração de políticas públicas" é o painel previsto para o período da tarde, com participação de Decio Zylbersztajn, da Universidade de São Paulo (USP); Walter Bianchini, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); Miguel Angelo Perondi, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Eric Sabourin, ligado ao Centro Internacional de Pesquisa Agropecuária para o Desenvolvimento (Cirad, na sigla em francês).
A manhã do dia 15 será dedicada à discussão de aspectos conceituais. "Quais são as correntes metodológicas da abordagem sistêmica?" é a pergunta endereçada aos pesquisadores Bernard Triomphe (Cirad); Livia de Freitas Navegantes Alves, da Universidade Federal do Pará (UFPA); Sandro Schlindwein, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Dimas Soares, do Iapar.
No período da tarde, acontece a mesa "Desafios e Perspectivas para a Formação Sistêmica nas Ciências Agrárias", tema que será tratado pelos especialistas Aquiles Simões, da UFPA; Sérgio Pinheiro, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri); Luis Antonio Cabello Norder, ligado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Benedito Silva Neto, professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
O problema da sucessão nas propriedades familiares será abordado na manhã do dia 16, pelas pesquisadoras Anita Brumer (UFRGS); Flávia Maria Galizzoni, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Delma Pessanha Neves, da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Norma Kyiota, do Iapar. A tarde será dedicada à apresentação de projetos e experiências realizadas com base na abordagem sistêmica pelas entidades presentes.
Uma visita técnica a projetos desenvolvidos pela Itaipu Binacional em propriedades familiares de municípios da região encerra a programação do congresso, no dia 17.
SBSP
A Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção foi fundada em 1993, com o objetivo de promover, entre profissionais de pesquisa, ensino e extensão, o intercâmbio científico e o debate crítico sobre estudos e aplicação do enfoque sistêmico no desenvolvimento rural e, particularmente, da agricultura familiar. A entidade é a correspondente brasileira da Associação Internacional de Sistemas de Produção (IFSA, na sigla em inglês).

Data
14/05/2014 a 17/05/2014

Local
Parque Tecnológico Itaipu

Endereço
Foz do Iguaçu - PR

Website
www.sbspbr.org

   
 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada