dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Curso teórico e demonstrativo em Agricultura Orgânica - Módulo II

Informações

Curso teórico e demonstrativo em Agricultura Orgânica - Módulo II


A Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) oferecerá de julho a setembro de 2014 uma nova edição do Curso Teórico, Prático-Demonstrativo em Agricultura Orgânica, destinado a engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas, agricultores, ambientalistas e demais interessados na temática. Seu objetivo é promover capacitação para o desenvolvimento de atividades nas áreas de produção, comercialização e assistência técnica de produtos orgânicos.
O programa consta de formação básica em agricultura orgânica, abordando conceitos fundamentais, bem como os critérios utilizados no planejamento e na aplicação prática, e será oferecido em três módulos.


Módulo I - Introdução à Agricultura Orgânica e Manejo Agroecológico e Agroflorestal (25, 26 e 27 de julho) discute a definição e os princípios da agricultura orgânica, manejo ecológico do solo, a importância dos centros de origem das plantas e sua resistência a pragas e doenças, análise de solos e equilíbrio de bases, a teoria da Trofobiose e práticas agrícolas em ambiente protegido e campo aberto. Esse módulo versa ainda sobre certificação, aspectos legais, manejo agroecológico de pragas e doenças, uso multifuncional da terra e planejamento de sistemas agroflorestais biodiversos, e o conforto ambiental da planta e seu equilíbrio nutricional. Docentes: Ana Primavesi, Marcelo Laurindo, Marcelo Morandi, Hasime Tokeshi, Fernando Ataliba, Fabiana Peneireiro e Patricia Vaz.


Módulo II - Pecuária e Processamento (30 e 31 de agosto) aborda o manejo e a conservação de pastagens, sistemas ecológicos de produção (ambiência), controle de ecto e endoparasitas, homeopatia animal, produção de leite, industrialização (laticínios), pastejo rotacionado, arborização e consorciação e o Projeto Balde Cheio. Docentes: André Luiz Monteiro Novo, Ricardo Schiavinato e Marco Aurélio Bergamaschi.


Módulo III - Aspectos econômicos e sociais (27 e 28 de setembro) discute a história ambiental e sociocultural da alimentação no Brasil, as alternativas aos modelos atuais, comercialização, organização e análise estratégica, custo de produção, planejamento de produção, alimentação, saúde e qualidade de vida. Docentes: Carlos Khatounian, Nilson Arraes, Elaine Azevedo e Fernando Ataliba.


As aulas teóricas são formatadas para oferecer os fundamentos necessários para o entendimento prático e serão ministradas no período da manhã, enquanto que as aulas demonstrativas ocorrem no período da tarde, para discussões e troca de experiências com produtores orgânicos. Como nas edições anteriores, o curso será realizado em parceria com o Sítio Catavento (Indaiatuba, SP) e a Fazenda Nata da Serra (Serra Negra, SP).
O valor da inscrição, incluso material didático, certificado e coffee-break, é de R$ 1.600,00 parcelados em 2 vezes. Para pagamento à vista há 10% de desconto. A inscrição deve ser efetuada pelo site até 27 de junho.

Data
30/08/2014 a 31/08/2014

Local
Sítio Catavento e Fazenda Nata da Serra

Endereço
Indaiatuba e Serra Negra - SP

Website
http://zip.net/bwnGkj

   
 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada